2° dia do Enem 2023: professores compartilham observações sobre a prova

Os itens de matemática e de ciências da natureza estabeleceram relação com uma ampla gama de temas

Em 12/11/2023 17h50 , atualizado em 25/04/2024 15h37
Por Tiago Vechi
Os resultados do Enem 2023 serão publicados em janeiro
Crédito da Imagem: Shutterstock

As provas do 2°dia do Enem 2023 começaram a ser aplicadas hoje, dia 12 de novembro, às 13h30 e o tempo de resolução se estende até as 18h30. Foi liberada a saída dos candidatos, sem o caderno de provas, a partir das 15h30.

Os professores Sabrina Bileski, Caê Lavor, Pedro Lopes, Vinícius Beltrão do SAS educação e Daniel Balbinot, coordenador pedagógico do Poliedro compartilharam as suas impressões relacionadas aos exames de Matemática e Ciências da Natureza. Confira o que eles disseram!

Confira o gabarito extra-oficial do Enem 2023

Observações sobre as provas do 2°dia do Enem 2023

O educador Pedro Lopes destacou algumas questões. A primeira que ele comentou foi uma que trazia a imagem do Cascão e do Cebolinha conversando por meio de um telefone feito de lata e barbante, o item questionava qual características das ondas reduzia a medida que o barbante aumentava.

Professor Pedro Lopes

O professor também falou sobre duas questões de matemática, uma que apresentava uma cisterna junto de um quadro de horários e pedia para calcular a vazão e outra que não exigia contas, que podia ser resolvida a partir da observação, ela apresentava cadeiras de cinema e uma rosa-dos-ventos.

Pedro também chamou atenção para questões que trataram de temas de saúde como vacinação e gravidez em pessoas com Síndrome de Down. 

A professora Sabrina elogiou a prova de ciências da natureza por apresentar itens que trabalham temas do dia-a-dia dos inscritos no Enem 2023. Ele dá exemplifica com assuntos como o meio-ambiente, tensão pré-menstrual (TPM) e uma questão que desenvolvia sobre o amadurecimento do abacate.

Professora Sabrina Bileski

Em contrapartida, a professora fez ressalvas relacionadas ao uso de imagens coloridas. Segundo ela, havia imagens em preto e branco e não ficou claro qual a proposta da utilização de fotos coloridas neste 2º dia de provas do Enem 2023.  

O professor Caê ressaltou uma questão de Matemática tratando da luminosidade em um corpo de água que exigia a utilização de fórmulas de Progressão Geométrica (P.G). Ele também destacou que esta edição do Enem não cobrou Eletroquímica, assunto normalmente exigido nos exames do Enem.

Professor Caê Lavor

Ainda sobre a prova de química, o educador Caê comentou sobre uma questão que tratava da formação de espumas em rios, decorrente do despejo de detergentes não biodegradáveis na natureza. A pergunta queria saber o que fazer para que o detergente fosse bio-degradável, segundo o professor, a resposta é "deixar a cadeia normal".

Por sua vez, o professor Vinícius destacou duas questões de matemática interdisciplinares. Os itens relacionavam matemática com consumo energético produzido ao longo de atividades físicas.

Professor Vinícius Beltrão

Os professores chegaram a conclusão que a prova do Enem 2023 foi mais fácil que dos anos anteriores por tratar de assuntos próximos dos participantes.

O coordenador Daniel Balbinot avaliou que as provas deste ano foram bem equilibradas e não apresentaram questões de dificuldade extrema

A prova foi, no geral, equilibrada, contendo questões de todos os níveis de dificuldade. Algumas abordavam interdisciplinaridade, mas no geral, foram bem divididas entre os seus respectivos temas.

Ele chamou atenção para a cobrança de itens envolvendo discussões sobre anemia e a utilização da panela de ferro e destacou duas questões falando sobre Covid-19.

Terem colocado duas questões envolvendo COVID e imunização, pode ser considerado como um tópico atual e relevante, tendo em vista toda a discussão da vacina nos últimos anos.

Sobre matemática, Daniel afirmou que o exame estava dentro do esperado com bastante conta de probabilidade e de operações básicas. Ele também chamou atenção para a presença de questões de geometria, logaritmos e trigonometria.