Se Liga no Enem PB

Cursinho substituiu o PBVest e prepara estudantes e ex-alunos da rede pública para o Enem.
Por Lorraine Vilela Campos


Crédito da Imagem: governo estadual da paraíba
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Se Liga No Enem PB é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba que prepara estudantes e ex-alunos da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inicialmente como uma ação com 17 edições (realizadas em 2018), o preparatório se tornou um programa no ano de 2019.

O Se Liga no Enem substituiu o tradicional PBVest, cursinho pré-vestibular na modalidade a distância oferecido gratuitamente pelo Governo da Paraíba desde 2011. O Enem substituiu os vestibulares das universidades públicas de Pernambuco: UFPE; UFRPE e UPE.

Com a consolidação do Se Liga no Enem enquanto programa, o projeto foi dividido nas seguintes modalidades para atender melhor a demanda:

  • SeLigaNoEnem Festival
  • SeLigaNoEnem na Escola
  • SeLigaNoEnem Egressos (ex-alunos)
  • Núcleo de Redação
  • Simulados

O Se Liga no Enem é gratuito e oferece aulas sobre os conteúdos cobrados no Enem, revisões, práticas laboratoriais, oficinas, atividades culturais e trocas de experiências. 

Tópicos deste artigo

Modalidades

Se Liga no Enem Festival

O Se Liga no Enem Festival é uma modalidade realizada aos sábados, em 28 edições, para 17.600 estudantes em 14 gerências regionais. 

No Se Liga no Enem Festival, as aulas vão além do ensino teórico das disciplinas, contando com orientações, games, oficinas, aulas-show, revisão, concurso de cosplay, brindes, refeições e outras atividades. 

Se Liga no Enem na Escola (alunos)

Modalidade destinada aos estudantes que estão matriculadas nas escolas estaduais (regulares e integrais) da Paraíba. São 64 polos presenciais de aulas, com alcance de mais de 9 mil alunos. 

Se Liga no Enem Egressos (ex-alunos)

Categoria voltada para quem já concluiu o ensino médio na rede estadual e pretende fazer o Enem. O Se Liga no Enem Egressos oferece 1.770 vagas gratuitas, as quais se dividem em presenciais e a distância (conforme o polo escolhido):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Presencial: 720 vagas para dois polos em João Pessoa, um em Guarabira e um em Campina Grande. Aulas de segunda a quinta-feira, das 18h50 às 21h40. 

EaD: 1.050 vagas para polos localizados em 14 gerências, aulas que são oferecidas pelo site do Se Liga no Enem. Os estudantes precisam comparecer a um dos polos presenciais em dois sábados por mês para a realização de simulado e redação.

Núcleo de Redação

O Núcleo de Redação conta com a realização de uma redação por mês, a qual é feita simultaneamente em todo o estado da Paraíba. São 14 gerências regionais, 412 escolas, 29.826 estudantes participantes. Os alunos contam com plataforma digital, livro de redação e banca de corretores. 

Simulados

A organização do Se Liga no Enem aplica dois simulados, sendo um em maio e outro em agosto. Nesta modalidade, 29.826 estudantes participam das atividades que cobram as habilidades, competências e conteúdos do Enem. 

Se Liga no Enem

Endereços
Modalidade "Na Escola" - escolas estaduais que abrigam 64 polos presenciais em diferentes cidades da Paraíba; 
Modalidade "Egressos" - Centro de Formação de Professores e Escola Cidadã Integral Liceu Paraibano (João Pessoa), Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídeo de Almeida (Campina Grande) e Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Emiliano de Cristo (Guarabira). 
Site: seliganoenem.pb.gov.br
Facebook: @seliganoenem 
Instagram: @seliganoenem
YouTube: Acesse aqui