Curso Preparatório Enem da UFPB de Bananeiras

O curso começou como Pré-Vestibular Solidário, mas atualmente o foco é o Enem. São 400 vagas por ano.
Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Curso Preparatóro Enem é um projeto de inclusão social de estudante de escola pública coordenado pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) do Campus de Bananeiras, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Criado em 2007 com o nome de Pré-Vestibular Solidário de Bananeiras, o cursinho passou por uma reformulação depois que a UFPB substituiu seu vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Anualmente, o cursinho oferece 400 vagas para estudantes e egressos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, que não estão matriculados em curso superior e que comprovem ser de família de baixa renda. Entre a oferta, 290 vagas são para estudantes de Bananeiras e municípios vizinhos, 80 para alunos do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” e 30 para filhos de professores ou funcionários da universidade.

Como o número de inscritos geralmente excede a oferta de vagas, o pré-vestibular realiza um processo de seleção que se baseia em análise da situação socioeconômica do estudante e aplicação de uma prova abrangendo conteúdos curriculares abordados nos programas escolares do ensino médio. Em caso de empate é classificado o candidato com maior idade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As inscrições para o Pré-Vestibular Solidário de Bananeiras são realizadas todo ano, em março. A taxa é gratuita, devendo o interessado apresentar uma foto 3x4, declaração que comprove estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, comprovante de residência, comprovante de renda e cópias da identidade, CPF e Histórico Escolar do Ensino Médio.

As aulas do Pré-Vestibular Solidário são realizadas de segunda a sexta-feira, sempre no período noturno, no Campus Universitário III da UFPB, em Bananeiras. O ano letivo começa em abril.

Mais informações pelo e-mail cursinhoproenem.cchsaufpb@gmail.com ou telefone (83) 3367-1200 - ramais 2268 e 2260.