Conexões de Saberes UFPB

Cursinho prepara pessoas de várias idades para o Enem e vestibulares, em João Pessoa.
Por Lorraine Vilela Campos

O curso é uma iniciativa da própria Universidade Federal da Paraíba / Crédito da Imagem: Conexões de Saberes UFPB
O curso é uma iniciativa da própria Universidade Federal da Paraíba / Crédito da Imagem: Conexões de Saberes UFPB
Crédito da Imagem: Conexões de Saberes UFPB
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes é desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2010. O projeto surgiu de uma iniciativa entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Observatório das Favelas e o Ministério da Educação (MEC). 

O cursinho Conexões de Saberes é gratuito e aberto para a comunidade. Sua função é preparar estudantes de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. 

O Conexões de Saberes acabou ganhando a adesão de adultos, diferentes de muitos preparatórios populares. Em 2020, por exemplo, 80% dos 180 alunos tinham entre 18 e 45 anos, vieram de escolas públicas e que, geralmente, estão no mercado de trabalho para ganhar seu sustento e desejam fazer um curso superior para melhorar de vida.

Tópicos deste artigo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inscrições e Seleção

As inscrições são realizadas presencialmente, no campus I da UFPB. Os candidatos preenchem o formulário disponível no edital e o apresentam junto aos documentos pessoais. 

Excepcionalmente, em virtude da pandemia de coronavírus, o cursinho Conexões de Saberes passou a receber inscrições pela internet.

A seleção é feita pela análise das informações prestadas nas inscrições. A prioridade é para quem tem maior idade e menor renda, mas estudantes que foram bolsistas em colégios particulares, por exemplo, podem se inscrever normalmente. 

Aulas

Tradicionalmente, as aulas do Conexões de Saberes são realizadas no Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, em João Pessoa, das 19h às 21h40. No entanto, a pandemia fez com que as aulas fossem temporariamente adaptadas ao ambiente virtual, pelo Google Classroom, além de atendimento individual pelo WhatsApp. 

PET Conexões de Saberes UFPB
Endereço: Centro de Tecnologia (CT), campus I da UFPB, João Pessoa/PB.
Instagram: @petconexoesufpb