Whatsapp
Em 03/05/2017 12h30 , atualizado em 04/05/2017 12h29

Desafio Pré-Vestibular da UFPel

Cursinhos comunitários

O cursinho atende 240 estudantes de Pelotas por ano, oferecendo preparação para o vestibular. Por Rafael Batista
O Desafio Pré-Vestibular é um Projeto de Extensão da UFPel e atende estudantes da rede pública
O Desafio Pré-Vestibular é um Projeto de Extensão da UFPel e atende estudantes da rede pública
Crédito da Imagem: Desafio Pré-Vestibular
PUBLICIDADE

Criado em 1993, o Desafio Pré-Vestibular é um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atende estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior público. O projeto atende por ano 240 alunos que já terminaram o ensino médio ou estão matriculados no último ano.

O cursinho permite inscrições de estudantes da rede pública e bolsistas de colégios particulares. O processo seletivo é feito uma vez por ano e leva em consideração as informações socioeconômicas dos inscritos.

Inscrição e Classificação

Em geral, as inscrições ficam abertas em março e devem ser feitas pessoalmente. Os candidatos devem comparecer à sede do cursinho munidos da documentação pessoal e comprovantes de escolaridade, endereço e renda.

Na inscrição, que é gratuita, é preciso preencher uma ficha com informações pessoais e socioeconômicas. Os candidatos com menor renda familiar por pessoa são selecionados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Do total de vagas disponibilizadas, 192 são reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. As demais podem ser disputadas por aqueles que foram bolsistas na rede privada.

Aulas

As aulas do Desafio Pré-Vestibular são realizadas de segunda a sexta-feira, com turmas à tarde e à noite. No período vespertino, as aulas são realizadas das 14h às 17h35, e no turno vespertino das 19h10 às 22h40. Além dos conteúdos ministrados em sala, os alunos contam ainda com simulados, monitoria, orientação profissional, aulões e oficinas de atualidades.

Como critério de permanência no projeto os estudantes selecionados devem participar da aula inaugural e frequentar, pelo menos, 75% nas aulas durante o mês.

Desafio Pré-vestibular
Endereço: Rua Andrade Neves, 2.222, Centro – Pelotas/RS
Telefone: (53) 3229-3640
E-mail: desafioufpel@hotmail.com
Facebook: Desafio Pré-Vestibular

Artigos Relacionados
O Pré-vestibular PEAC oferecido pela UFRGS oferta 180 vagas. Intenção é possibilitar entrada de estudantes de baixa renda no ensino superior.
Pré-Enem da Prefeitura de Erechim é uma iniciativa que oferece 600 vagas gratuitas para estudantes de escolas públicas e bolsistas da rede particular.
O Pré-Universitário Fênix é um cursinho gratuito da FURG que prepara estudantes de baixa renda de Rio Grande (RS) para o Enem.
Projeto de extensão da UFRGS, o Pré-vestibular Esperança Popular oferece 70 vagas por ano para os alunos do Bairro de Restinga e Região, em Porto Alegre.
Cursinho popular preparatório para Vestibular e Enem (POP) é oferecido pela prefeitura de Porto Alegre. Saiba como fazer parte dele!
Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira prepara estudantes de baixa renda de Alvorada/RS para vestibulares e Enem.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu início nesta quinta-feira, 22 de junho, às inscrições para o seu Projeto Desafio Pré-universitário Popular.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES