O Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira é uma iniciativa da União da Associação de Moradores do município de Alvorada (Uama), no Rio Grande do Sul. O projeto prepara estudantes de baixa renda para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições para o cursinho Minervino de Oliveira são feitas em março, mas o surgimento de vagas ao longo do ano pode resultar em novas seleções. O cadastro pode ser feito por formulário online, por solicitação via e-mail, ou presencialmente.
Seleção
O processo seletivo leva em consideração as informações prestadas nas inscrições, as quais são confirmadas em entrevistas agendadas com os inscritos.
O número de vagas muda de acordo com a demanda e o espaço físico disponível. Inicialmente, o cursinho seria ministrado na sede da Associação de Moradores, mas com o aumento na procura, as aulas foram transferidas para o campus de Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
Para a edição de 2017, por exemplo, o número de inscritos foi superior ao esperado, totalizando 50 vagas preenchidas.
Aulas
O cursinho tem início em abril e acaba no fim do ano. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
O único gasto que os estudantes possuem é a taxa de matrícula de R$ 20, valor utilizado para a confecção das apostilas. As aulas são dadas por professores voluntários de Alvorada. Os conteúdos são compostos por disciplinas referentes ao ensino médio.
Cursinho Popular Minervino de Oliveira
Sede do cursinho: União da Associação de Moradores de Alvorada (Uama) - Rua Tobias Barreto, 324 - Alvorada/RS.
Aulas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), bairro Campos Verdes - Alvorada/RS
Facebook: PVPMinervinodeOliveira