Whatsapp
Em 12/02/2014 16h58 , atualizado em 01/02/2021 14h38

Curso pré-vestibular Colmeia

Cursinhos comunitários

Projeto da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp auxilia estudantes de baixa renda de Limeira. Por Jessica Gonçalves Pereira
PUBLICIDADE

O projeto Colmeia, parceria entre a Universidade de Campinas (Unicamp) e a prefeitura de Limeira, foi criado em 2010, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), e tem a intenção de otimizar as possibilidades dos estudantes de baixa renda de Limeira. O curso pré-vestibular, totalmente gratuito, oferece aulas aos alunos que pretendem cursar uma graduação e tenham estudado em escolas públicas.

A ideia surgiu na disciplina de Ética e Cidadania de Engenharia de Produção, em 2010, por iniciativa da professora Josely Rimoli, coordenadora do projeto. Em seguida, veio a parceria com a prefeitura de Limeira. O objetivo principal é dar aos jovens de baixo poder econômico a oportunidade de acesso à universidade e inserção no mercado de trabalho. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona

As disciplinas são ministradas por cerca de 30 professores voluntários, que são alunos dos cursos de graduação da FCA e Faculdade de Tecnologia da Unicamp. O curso oferece 1,5 mil vagas. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30, no centro comunitário do Morro Azul. Para participar, é preciso realizar uma prova classificatória. 

Só pode se inscrever quem tiver concluído o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares, que não possua graduação, more em Limeira e não tenha renda familiar per capita superior a dois salários mínimos. 

Secretaria da Educação de Limeira
Rua João Kühl Filho, s/n, Vila São João – Limeira/SP
Telefone: (19) 3404-2438
E-mail: apex@fca.unicamp.br / educacao.servicosocial@edu.limeira.sp.gov.br

Artigos Relacionados
Cursinho Herbert de Souza é voltado para jovens de baixa de renda de Campinas, egressos ou concluintes do ensino médio em escola pública ou supletiva.
O Cursinho Colmeia, em Limeira-SP, recebe inscrições até sexta-feira (31) para 100 vagas, data limite para entrega de documentação. Seleção no dia 5.
Estão abertas, até 29 de fevereiro, as inscrições para o Pré-Vestibular Colmeia, projeto realizado pela Prefeitura de Limeira em parceria com a Unicamp.
A Prefeitura Municipal de Limeira/SP, por meio da Secretaria de Educação, está com inscrições abertas para o Cursinho Pré-Vestibular Colmeia.
Pré-Vestibular Colmeia, em Limeira, oferece 200 vagas, enquanto curso da Unesp Assis oferta 170. Inscrições seguem até 9 e 28 de fevereiro.
Pré-vestibular é uma parceria com a Unicamp e oferece 200 vagas para alunos de baixa renda.
Estudantes de baixa renda podem se candidatar, mas é preciso passar por uma entrevista. Aulas começam em 4 de agosto.
Pré-Vestibular Colmeia está com oferta de 1,5 mil vagas gratuitas para 2021. Inscrições estão abertas!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES