Curso pré-vestibular Colmeia

Projeto da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp auxilia estudantes de baixa renda de Limeira.
Por Adriano Lesme

logo do cursinho Colmeia
logo do cursinho Colmeia
Crédito da Imagem: Divulgação FCA/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O projeto Colmeia foi criado em 2010 na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp), com a intenção de otimizar as possibilidades dos estudantes de baixa renda de Limeira e região.

A ideia do cursinho surgiu na disciplina de Ética e Cidadania de Engenharia de Produção, em 2010, por iniciativa da professora Josely Rimoli, coordenadora do projeto. Em seguida, veio a parceria com a prefeitura de Limeira.

O curso pré-vestibular, totalmente gratuito, oferece aulas aos alunos que pretendem cursar uma graduação e tenham estudado em escolas públicas. 

O objetivo principal é dar aos jovens de baixo poder econômico a oportunidade de acesso à universidade e inserção no mercado de trabalho. 

Tópicos deste artigo

Inscrições

Por semestre, são oferecidas cerca de 350 vagas. Só pode se inscrever quem tiver concluído o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares, que não possua graduação, more em Limeira e não tenha renda familiar per capita superior a dois salários mínimos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os interessados devem se inscrever pela internet, no site da Prefeitura de Limeira, anexando cópias do documento de identidade, do histórico escolar ou certificado de conclusão/declaração da escola de conclusão do ensino médio e comprovante de endereço.

Além disso, é necessário anexar cópias dos documentos de todos que residem na mesma residência do estudante: documento de identidade; carteira de trabalho das páginas de foto/verso da foto, último registro e da próxima página em branco; e holerite ou recibo de salário.

Aulas

As disciplinas são ministradas por cerca de 30 professores voluntários, que são alunos dos cursos de graduação da FCA e Faculdade de Tecnologia da Unicamp. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30, no Centro Comunitário do Jardim Morro Azul.

Eventualmente, algumas aulas são ministradas a distância por meio da plataforma Google Meeting.

Contato
Telefone: (19) 3404-2438
E-mail: educacao.servicosocial@edu.limeira.sp.gov.br
Instagram