Tire suas dúvidas sobre o Vestibular 2015 da Fuvest

Em 26/11/2014 16h43 , atualizado em 26/11/2014 17h33 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No próximo domingo, 30 de novembro, quase 150 mil candidatos farão as provas da primeira fase de um dos maiores processos seletivos do País, o Vestibular elaborado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Na edição deste ano, são oferecidas mais de 11 mil vagas na Universidade de São Paulo (USP) e no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). 

Saiba como é elaborado o Vestibular da Fuvest 

Faltam apenas quatro dias! Então é hora de se programar e se organizar para fazer as provas com tranquilidade para alcançar o resultado esperado: a aprovação. Para ajudar você, candidato, fizemos esta lista com a finalidade de esclarecer as suas dúvidas relacionadas ao certame. Confira:

Qual o horário de início das provas da 1ª​ fase? 
Os exames começarão a ser aplicados às 13h e terão duração de cinco horas. Os portões serão abertos às 12h30.

Onde as provas serão realizadas?
Na Capital e Região Metropolitana de São Paulo e nestas cidades paulistas: Barretos, Bauru, Campinas, Fernadópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. A Fuvest liberou os locais exatos onde serão feitos os testes na segunda-feira passada (24). Confira por meio deste link.

O que se deve levar?
Documento oficial de identidade, caneta esferográfica fabricada em material transparente e de tinta na cor azul ou preta, lápis nº 02 e borracha.

O que não se pode utilizar no dia das provas?
É proibido usar calculadoras, celulares, material impresso para anotações, caneta marca-texto, gorros, bonés, entre outros objetos listados no Manual do Candidato.

Como serão constituídas as provas da 1ª etapa?
O exame será composto por 90 questões, sendo algumas interdisciplinares, e das seguintes disciplinas ministradas no Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Confira como são feitas as provas do Vestibular da Fuvest

Correção comentada
O Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante, em Campinas (SP), fará a correção comentada e em tempo real das provas da 1a fase a partir das 19h. Você poderá acessar por meio deste link e acompanhar pelo Facebook e Twitter

Quais são os cursos mais concorridos?
Medicina é o mais disputado, com 55,02 candidatos por vaga. Em seguida vêm Medicina, em Ribeirão Preto (50,51), Psicologia (40,69), Engenharia Civil, em São Carlos (40,03) e Artes Cênicas-Bacharelado (37,47). Veja a lista completa.

O que é Inclusp?
É um sistema de pontuação acrescida, do qual estão participam alunos da rede pública de ensino que sinalizaram essa opção no ato da inscrição no certame. Quem acertar mais de 27 questões na 1a fase pode ganhar quatro tipos de bônus:
-12%: candidatos que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
-15%: candidatos que fizeram o ensino fundamental e o médio integralmente na rede pública;
-20%: candidatos do Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUSP) que cursaram o ensino fundamental completo em escolas públicas brasileiras e estejam fazendo o 2o ou 3o ano do ensino médio também na rede pública (bônus de 5% e 15%, respectivamente);
-Mais 5%: candidatos inscritos no vestibular optantes pelo Inclusp Educação Básica (EB) ou pelo PASUSP e que se declararem pretos, pardos ou indígenas (grupo PPI). Bônus de 20% pela EB e PPI e 25% pelo EB, PPI e PASUSP.

Saiba mais sobre o Pasusp e Inclusp

Quando sairá o resultado da 2ª etapa?
A lista de classificados deve ser liberada no dia 22 de dezembro, juntamente com os locais dos testes da 2a etapa.

Quando e como serão as provas da 2ª etapa?
Os candidatos farão os exames entre os dias 04 e 06 de janeiro de 2015. No primeiro dia, serão feitas questões de Português e elaborada uma Redação; no segundo, questões de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês e, no terceiro, questões de matérias específicas conforme o curso escolhido.

Veja como é feita a correção das provas

Como é feita a seleção dos cursos que exigem habilidades específicas?
Os inscritos fazem a 1a e 2a etapa como os candidatos de todos os cursos. Além disso, passam pelos Testes de Habilidades Específicas (THE). Os exames de Música, ministrado na ECA, em São Paulo e Artes Visuais foram aplicados entre os dias 19 e 24 de outubro. O resultado saiu no dia 10 de novembro. Os candidatos dos outros cinco cursos (Artes Cênicas – Bacharelado e Licenciatura, Música – Ribeirão Preto, Audiovisual, Arquitetura e Design) passam pelos testes entre os dias 07 e 10 de janeiro de 2015.

E o resultado final, quando será publicado?
A relação de aprovados na 1a chamada é esperada para o dia 31 de janeiro de 2015.

Quando serão realizadas as matrículas?
Elas serão feitas em fevereiro de 2015. A matrícula não presencial ocorrerá nos dias 03 e 04, por meio da internet, e a presencial nos dias 11 e 12.

Caso a sua pergunta não esteja listada aqui, acesse o Manual do Candidato, o site da Fuvest ou, ainda, entre em contato pelo telefone (11) 3093‐2300 - em dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h – ou pelo e-mail fuvest@fuvest.br.