Em 01/10/2020 20h43 , atualizado em 02/10/2020 15h10

A morte de Quino e a importância de Mafalda para a educação

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Por Adriano Lesme
Escultura de Mafalda no Parque São Francisco, em Oviedo, na Espanha
Escultura de Mafalda no Parque São Francisco, em Oviedo, na Espanha
PUBLICIDADE

O mundo perdeu um dos seus maiores cartunistas na última quarta-feira, 30. O argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, faleceu aos 88 anos, mas deixou para a eternidade uma personagem muito importante para a arte e a educação: Mafalda.

Famosa pelas reflexões sobre os problemas sociais e ambientais do mundo, Mafalda é conhecida dos estudantes brasileiros por causa de suas charges em provas de ensino fundamental, médio, vestibular e até do Enem.

Charge de Mafalda na prova de Ciências Humanas do Enem

A Mafalda foi criada pelo cartunista Quino no início da década de 60 para uma campanha publicitária de eletrodomésticos, algo difícil de se imaginar de uma personagem que faz críticas ao capitalismo. Quino imaginou uma personagem mulher influenciado pelo movimento feminista da década de 60. "As mulheres são mais espertas", dizia Quino.

A campanha publicitária não chegou a ser publicada e Mafalda só foi apresentada ao mundo anos depois, com pequenas histórias em quadrinhos publicadas em jornais da Argentina.

Os quadrinhos de Mafalda fizeram um grande sucesso na Argentina e não demorou para se espalharem por jornais do mundo todo. Originalmente em espanhol, as histórias de Mafalda foram traduzidas para mais de 30 idiomas, incluindo o português.

Quino tinha um olhar crítico do mundo e isso era retradado nas tirinhas de Mafalda, mesclando as reflexões com o humor. Por causa desse tom político, as tirinhas chegaram a ser censuradas na Espanha durante a ditadura de Francisco Franco (Franquismo).

O que mais chama atenção nos quadrinhos de Mafalda é o fato deles serem atuais mesmo sendo feitos na década de 60. Quino deixou de desenhar Mafalda em 1973, quando havia publicado quase 2 mil tiras estreladas pela personagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se você está se preparando para o Enem e vestibulares, vale a pena ler as tirinhas da Mafalda. Elas já foram usadas em questões de Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No link abaixo tem alguns exercícios de interpretação.

Exercícios sobre as tirinhas da Mafalda

Outros personagens

Quino lançou outras histórias em quadrinhos ao longo de sua carreira como cartunista, como as tirinhas dos personagens Manolito, Susanita, Libertad, Guille e Filipe. Este último também é presença constante nas provas.

Charge com o personagem Filipe

Com certeza, Quino deixou muitas lições para a humanidade. Apesar de tímido e não gostar da fama, o cartunista conseguiu influenciar gerações com suas reflexões contra o autoritarismo e conservadorismo. Um grande cartunista e também um grande educador.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES