No filme “O Diário da Princesa”, estrelado por Anne Hathaway, é observado a história de Mia, uma garota de 15 anos que descobre que é uma princesa. Por orientação de sua avó, ela começa a ter aulas de etiqueta e passa por uma transformação em sua aparência, assim se adequando aos padrões de beleza da realeza. Em uma analogia à realidade, mulheres como Mia acabam cedendo às imposições da sociedade para se encaixar nos padrões de beleza, sendo reforçados pelas propagandas e pelas redes sociais.
Em primeiro plano, é importante frisar que as propagandas perpetuam padrões de beleza não saudáveis para as mulheres. No clipe da música “Mrs. Potato Head”, da cantora Melanie Martinez, a personagem Cry Baby é influenciada por comerciais de TV a mudar sua aparência para se sentir mais bonita. Essa influência midiática em apresentar padrões de beleza inalcançáveis faz com que mulheres fragilizadas busquem formas rápidas e não saudáveis de se atingir esses padrões. Consequentemente, esses métodos não saudáveis levam a frustração e destrói tanto a saúde mental (Vírgula) quanto a saúde física de muitas mulheres.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as redes sociais também contribuem na imposição de uma pressão estética nas mulheres. No Instagram, uma das redes sociais mais populares, é comum a influenciadora Virgínia Fonseca postar fotos exibindo seu corpo (Melhore a apresentação dessa ideia). Essa influência pode ser prejudicial para muitas mulheres, que ao ver um corpo considerado "perfeito", acabam se comparando e se frustrando ao não ter um corpo semelhante. A baixa autoestima feminina também pode levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares, a busca por dietas não saudáveis e procedimentos estéticos clandestinos, representando um perigo à saúde da mulher e evidenciando a busca por soluções.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado, por meio dos veículos de comunicação e mídias sociais, conscientizar a população a desconstruir a ideia de “corpo perfeito feminino”. O modo de execução pode ser feito com propagandas e campanhas que mostram corpos diferentes, reais e naturais, explicando também sobre a importância em cuidar da saúde física e mental. Deste modo, o sentimento de representatividade e aceitação entre as mulheres será mais alto, e as chances de uma sociedade sem imposições estéticas para as mulheres serão muito maiores. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |