No filme "o diário de uma princesa" é apresentada a protagonista, uma garota fora dos padrões da época e que mais tarde descobre ser a herdeira do trono de um pequeno país. Com isso ela tem de mudar seus trejeitos e aparência de modo que se adeque a certos padrões. Fora da ficção (Vírgula) observa-se que a chamada ditadura da beleza é uma grande realidade para as mulheres brasileiras, que tentam excessivamente se encaixar neste molde. causas para isso podem ser o lixamento que existe nas redes sociais e a busca inalcançável da perfeição. (Melhore a construção de sentido)
É importante ressaltar a influência que as redes sociais tem em relação a estes padrões de beleza, e como as tendências dessas mesmas redes afetam estes padrões. Um bom exemplo seria a volta da moda dos anos 2000, onde a magreza extrema era considerada bonita e transtornos alimentares eram normalizados. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Nos dias atuais um corpo feminino considerado perfeito seria uma estrutura curvilínea, avantajada principalmente nos glúteos e seios, e magra. A questão é, a custo de quê? A cada ano que se passa a demanda por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos só cresce, e problemas mentais em mulheres por conta desta pressão imposta pela sociedade também aumentam.
(Boa estratégia coesiva) Desta forma, entende-se que os padrões de beleza são moldes intimados pela sociedade para a mulher, do mesmo modo que foram intimados para a protagonista do filme citado no texto. Propostas que podem vir a ajudar a reverter o impacto negativo da tal "ditadura da beleza" em mulheres seriam a organização de palestras e campanhas, providas pelo Estado por meio de tecnologias que eles obtenham, com o objetivo de mostrar corpos reais e frisar a importância do amor-próprio. Assim, menos mulheres precisarão sofrer com transtornos mentais ou transtornos alimentares para enchergarem beleza em si mesmas. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |