O Conto da Aia, obra de Margaret Atwood, retrata uma sociedade distópica onde mulheres são classificadas por fertilidade e aparência, causando nelas altos índices de doenças mentais. Apesar do caráter ficcional da história, é na parcela feminina da sociedade que os ideais de beleza são mais acentuados. Numa realidade de busca constante pelo físico perfeito, ressalta-se a influência das redes sociais e da indústria da moda. (Reveja a relação com o série que citou. Será que a aparência é mesmo uma discussão?)
Em primeiro lugar, é necessário reconhecer o poder das mídias na construção da imagem de um corpo ideal. Uma pesquisa recente da Universidade de Minnesota concluiu que os casos de transtornos alimentares aumentaram em 9% durante a pandemia. Assim, é possível afirmar que a exposição à postagens com alto índice de edição contribui para a distorção de valores sobre a autoestima. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, nas plataformas digitais, a padronização pela moda é um fator relevante para o crescimento nas estatísticas de transtornos relacionados à visão de si próprio. Segundo a jornalista Naomi Wolf, o mito da beleza dita comportamentos, e não a beleza em si. Exigir um padrão para modelos induz à fixação na utopia estética, considerando que meios não saudáveis possam ser escolhidos para alcançá-la, e ainda dificulta a luta pela não-objetificação da mulher.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, o espelhamento estético imposto às mulheres é de grande influência sobre a saúde mental destas, interferindo diretamente na qualidade de vida. Portanto, medidas de controle sobre o uso indiscriminado de edições em fotos são urgentes em um cotidiano em que o digital foi internalizado. Através do Ministério das Comunicações, o Governo Federal tem o dever de cumprir o que foi previsto na Constituição, implementando políticas de fiscalização sobre tais mídias, diminuindo seu impacto no bem-estar do cidadão e permitindo que as pessoas usufruam com segurança das redes. Com o uso correto dos meios virtuais, o cenário escrito por Atwood se tornará uma utopia cada vez mais distante da realidade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |