No filme" O mínimo para viver" é contada a história de Ellen (Vírgula)que está em busca de um corpo perfeito e acaba desenvolvendo um transtorno alimentar. Infelizmente, a narrativa de Ellen se assemelha a realidade de muitas brasileiras diante dessa pressão em ter "corpo perfeito" e acabam recorrendo a procedimentos estéticos e passando por problemas de saúde. (Melhore a contextualização e formule a tese)
A escritora Ângela Davis cita em seu livro que a liberdade é uma luta constante, luta é essa que acontece desde da a década de 1960 com o movimento feminista em prol da liberdade da mulher. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma a cada sete mulheres recorrem a algum tipo de procedimento estético devido à pressão nas redes sociais ou até mesmo de pessoas próximas. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto muitos problemas dificultam a resolução do impasse. A falta de fiscalização na internet em anúncios em sites como chás milagrosos ou dietas sem nenhum acompanhamento nutricional, fazendo assim parte dessa problemática. A carência de informações em escolas e universidades dificultam que o andamento do movimento "corpo livre" se mantenha firme. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. A Organização dos Advogados do Brasil (OAB) em conjunto com Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (CONAR) devem propor a criação de novas regras ao colocar anúncios em sites e agir de forma eficaz em relação ao comentário feitos na internet que possa afetar a integridade do indivíduo, esse projeto de lei deverá ser entregue a câmera dos deputados. Além disso a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve propor palestra em escolas e universidades através de profissionais da saúde, quem sabe assim, consiga diminuir os impactos da ditadura da beleza feminina.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |