A dependência química no Brasil e os desafios a serem solucionados - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 11/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na novela ''Mulheres Apaixonadas'', exibida pela Rede Globo, a personagem Santana, interpretada pela atriz Vera Holtz, possuía uma notável dependência de álcool, chegando a frequentar o grupo alcoólicos anônimos. De maneira análoga à ficção, o tratamento de dependentes químicos ainda é um desafio a ser enfrentado na sociedade brasileira (Explore mais essa ideia). Dessa forma, é necessário analisar os motivos para a referida circunstância, como quadros de ansiedade e traumas da infância. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, cabe ressaltar que a dependência química é uma doença grave, que não tem cura. Assim, no filme ''Réquiem para um sonho'', é abordada a história de Harry, Marion e Sara, que têm seus sonhos encerrados por este mal. Harry e Marion são viciados em heroína e persistem com o vício, e Sara utiliza um remédio à base de anfetaminas para emagrecer, tendo sua vida afetada de maneira vultosa pelas drogas. Convém lembrar que a Constituição federal, no seu artigo 196, afirma que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Nota-se, então, que dependentes químicos necessitam cada vez mais de atenção e cuidados, sendo internação e desintoxicação as melhores opções. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é considerada uma psicopatologia que implica em danos físicos e mentais decorrentes do uso de substâncias como álcool e cocaína, tornando-se um problema de saúde pública pelo simples fato de assolar o corpo social contemporâneo e as relações entre indivíduos, além de provocar impacto direto na vida dos usuários. (Evite um parágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Logo, verifica-se a necessidade de amenizar essa problemática. Em síntese, cabe ao governo federal, em parceria com o Ministério da Cidadania-órgão responsável por ações de desenvolvimento social-, promover políticas públicas de reflexão acerca do tabu das drogas, através de propagandas e palestras, bem como propor ações de acolhimento coletivo e obter um diagnóstico precoce da dependência química, ampliando as possibilidades de tratamento, reduzindo, enfim, os impactos relacionados ao desafio relacionado ao tratamento de dependentes químicos no Brasil. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200