O bullying é um termo anglo-saxônico utilizado para designar atos como humilhações e agressões. Existem vários tipos de bullying, entre eles, o mais freqüente é o que ocorre no ambiente escolar com crianças e adolescentes. Geralmente, pessoas obesas, portadoras de deficiência, negras, tímidas ou pouco sociáveis são alvos da massa considerada popular na escola.
Essa ação nos leva a fazer uma análise mais profunda dos valores pregados na sociedade. Em um mundo no qual a mídia, infelizmente, retrata com intensidade práticas violentas e que um sistema econômico valoriza a competição é cada vez mais comum realidades como essa.
Os alunos que sofrem bullying se tornam pessoas retraídas, assustadas, têm déficit no rendimento escolar e podem revidar as agressões. Em casos extremos, chegam a cometer homicídios para depois tirar a própria vida.
A instituição que está na base da formação do cidadão é a família e cabe a ela transmitir os valores morais, principalmente o respeito ao próximo. Em contrapartida, a escola deve conceder o conhecimento científico e, sobretudo reforçar esses valores por meio de disciplinas como Cidadania e Sociologia.
Realizações de palestras com a participação dos pais e/ou responsáveis, discussão do assunto em sala de aula entre professores e estudantes levam a diminuição de casos e a conscientização. Vale salientar, novamente, que a família deve construir uma estrutura forte e estar sempre aberta a qualquer tipo de conversação.
Comentários do corretor
APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA
Cuidado com soluções óbvias para o problema. Procure sair do senso comum. Ouse! Você é capaz de fazer uma produção muito mais persuasiva e crítica. Leia!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |