O papel fundamental da família - Banco de redações


Bullying: ‘brincadeirinha’ comum

Enviada em: 15/04/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O bullying é um termo anglo-saxônico utilizado para designar atos como humilhações e agressões. Existem vários tipos de bullying, entre eles, o mais freqüente é o que ocorre no ambiente escolar com crianças e adolescentes. Geralmente, pessoas obesas, portadoras de deficiência, negras, tímidas ou pouco sociáveis são alvos da massa considerada popular na escola.

Essa ação nos leva a fazer uma análise mais profunda dos valores pregados na sociedade. Em um mundo no qual a mídia, infelizmente, retrata com intensidade práticas violentas e que um sistema econômico valoriza a competição é cada vez mais comum realidades como essa.

Os alunos que sofrem bullying se tornam pessoas retraídas, assustadas, têm déficit no rendimento escolar e podem revidar as agressões. Em casos extremos, chegam a cometer homicídios para depois tirar a própria vida.

A instituição que está na base da formação do cidadão é a família e cabe a ela transmitir os valores morais, principalmente o respeito ao próximo. Em contrapartida, a escola deve conceder o conhecimento científico e, sobretudo reforçar esses valores por meio de disciplinas como Cidadania e Sociologia.

Realizações de palestras com a participação dos pais e/ou responsáveis, discussão do assunto em sala de aula entre professores e estudantes levam a diminuição de casos e a conscientização. Vale salientar, novamente, que a família deve construir uma estrutura forte e estar sempre aberta a qualquer tipo de conversação.

Comentários do corretor


APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA

Cuidado com soluções óbvias para o problema. Procure sair do senso comum. Ouse! Você é capaz de fazer uma produção muito mais persuasiva e crítica. Leia!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente