Bullying: ‘brincadeirinha’ comum


Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um assunto recorrente nos últimos dias, mas que não é nada novo é o bullying. A prática de intimidar, zombar, humilhar outra pessoa acontece, principalmente, em ambiente escolar (na maioria das vezes na infância e adolescência) causando grandes males àquele que é vítima. Em muitos lugares e por muitas pessoas é vista como ‘brincadeiras’ normais.

Nas últimas semanas, alguns casos trouxeram novamente esse tema à tona e um em especial chamou a atenção das pessoas. Trata-se de um vídeo, que virou febre na internet, onde um garoto que esta sendo maltratado e cansado da situação decide revidar a violência verbal com violência física.

Após a divulgação e ao sucesso das imagens, ambos os garotos australianos deram entrevistas e apresentaram suas versões, levantando novamente a discussão desse tema que, infelizmente, é antigo e ocorre no mundo todo. A vítima, que costuma sofrer calada, pode ter consequências apenas para si própria como, em casos não muito comuns, cometer atentados contra aqueles que causaram seu sofrimento.

A proposta para o Banco de Redações desse mês é criar um texto de 20 a 30 linhas com o tema no qual exponha suas ideias e opiniões sobre: “O que pode ser feito para o fim do bullying?". A redação pode ser em forma de artigo de opinião ou carta argumentativa. Para a elaboração dos textos, utilize a coletânea indicada abaixo e os seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

Proposta 1 – Artigo de Opinião:
Quem optar pela primeira proposta deve escrever um texto argumentativo no qual esteja expresso o seu ponto de vista sobre o tema. Quais os meios mais eficientes que podem levar esse problema ao fim.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero argumentativo!

Proposta 2 – Carta Argumentativa:
Aquele que escolher esta indicação deve escrever uma carta a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, com suas ideias e sugestões para acabar com esse problema no país.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero textual!

As redações podem ser enviadas até o dia 25 de abril. Já as notas serão divulgadas aqui no dia 03 de maio.

ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login; depois é só colar o texto na parte inferior desta página. Para saber mais, clique aqui.

Enviou seu texto no mês de março? Acesse as correções aqui.
Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aqui, aqui e aqui.

Redações corrigidas

Título Nota
[redação sem título] 8
[redação sem título] 8
[redação sem título] 8.5
"Bullying 8
A educação perdida 6
A família, a sociedade e o bullying. 6
A Irracionalidade nas escolas 5.5
A maior inimiga do bullying é a educação 7
A origem do problema 8
A sociedade como formadora de multiplicadores da violência e o papel... 6
A sociedade frente ao bullying 4.5
A soma que traz mudança 5.5
A vossa senhoria 4.5
Aceitação é a solução 5
Aonde iremos parar? 4.5
Brincadeira de mal gosto 5.5
Brincadeira inofensiva? 6
Brincadeira maldosa+palavras que magoam=bulling 6.5
Bulling: uma arma letal 7.5
bullying 4.5
Bullying 6
Bullying 4.5
Bullying 4.5
Bullying um ato de violência 5
Bullying : uma brincadeira maldosa 4.5
Bullying a brincadeira sem graça 4.5
Bullying na escola tem solução? 5
Bullying não é brincadeira! 7
Bullying X Respeito 4.5
Bullying – o reflexo de uma sociedade. 9
Bullying, até quando? 7.5
Bullying, até quando? 6
Bullying, uma violência. 7.5
Bullying: Massacre em forma de brincadeira 5.5
Bullying: a brincadeira que não tem graça 6
Bullying: a solução está em uma ajuda mútua 5
Bullying: Alerta 6
BULLYING: BRINCADEIRINHA SÉRIA 6
Bullying: doença psicológica 6
Bullying: não deve intimidar, deve ser intimidado. 7.5
Bullying: o mal do século XXI 6.5
Bullying: que graça tem? 6
Bullying: Um problema de todos 5
Bullying: um problema de todos e para todos. 6.5
Bullying: um problema sócio-educacional 9
Bullying: Uma barbárie que necessita de limites 6
Bullying: Vitimas que fazem outras vitimas 5.5
Bullying: ‘brincadeirinha’ comum 6.5
Bullyng, problema grave e cruel 4.5
Bullyng, uma lamentável brincadeira 6.5
Bullyng: um problema recente? 6.5
Caso grave 5.5
Causa e efeito 5
Círculo Vicioso 9
Combate ao bullying 7.5
Cooperação comunitária 6
Danos permanentes 8
É possivel prevenir 4
Educação contra o bullying 5
Enfrentando a violência escolar 6
Era só uma brincadeirinha inocente! 5
Escola e a Família pelo fim do bullying 4
Formando aluno e não agressor. 4.5
Fraternidade estudantil 5
INTERAÇÃO 6.5
Medidas tomadas em conjunto 7
Muitos casos 5
Não bullying , aqui não ! 5
O "brincar" que, ao outro, humilha 9.5
O Alvo favorito dos valentões 5.5
O Bulling na sociedade 4
O bullying não é brincadeira, os traumas são eternos. 5
O bullying não pode continuar 7.5
O bullying: Há quem não consegue ignorar 6
O fim para o novo termo 5.5
O papel fundamental da família 6.5
O que é Bullying ? 6
O que pode ser feito para o fim do "bulling"? 7
O que pode ser feito para o fim do bullying 7
O que pode ser feito para o fim do bullying? 5.5
O que pode ser feito para o fim do bullying? 5.5
O respeito, o diálogo e a empatia X Bullying 8
O tormento por trás do silêncio. 8
O verdadeiro diálogo 6
Os olhos de quem diz, e o coração de quem sente 6
Preconceito desde cedo 5
Programas "anti-bullying" 9
Razão inerte 5.5
Respeito e cidadania é a solução 6
Respeito: a chave para combater todo tipo de violência. 5.5
sem educação, mais violência 5.5
Só depende de nós 6.5
Tirania no âmbito escolar 7.5
Um combate que só depende de nós 4.5
Um problema social 6
Uma falsa brincadeira 5
Uma tortura silenciosa 6.5
Uma tríplice contra o bullyng 6
Violência Moderna 5