Historicamente, a mulher vem sido colocada em um nível inferior as demais da sociedade. Sendo assim, nesse caso da atleta sul- africana Caster Semenya, é possível ver o desconforto de muitos dado pelo destaque da mesma (Melhore a construção dessa ideia). O problema em questão pode está estar muito mais atrelado a descriminação sexual do que simplesmente ao fator da disfunção hormonal da atleta. (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, desde 1968 existe uma luta contra o ato repugnante que consiste em um teste de comprovação de gênero, somente para as mulheres,o que já deixa outro questionamento do porquê que os homens não são sujeitos a tal situação (Melhore a apresentação dessa discussão). Com isso, se torna perceptível a discriminação sexual, que assustadoramente ocorre em grande escala até os dias de hoje.
(Boa estratégia coesiva) Devido a essa postura machista da sociedade e a uma ideia patriarcal imposta por influências , (Sem vírgula) mulheres como Semenya são totalmente expostas nos testes, deixando claro que medidas devem ser tomadas. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente,portanto, que para mudar tal situação, (Sem vírgula) será necessário, (Sem vírgula) não só a comoção ao ler relatos como esse, porém, é necessário que o governo (Muito bem. Apresentou o agente) trate de investigar a persistência desse problema e acabe com essa discrepância. Além disso, é preciso que comece a externar mais o que as mulheres são sujeitas a passar. Com essas medidas, talvez, todas possam correr atrás dos seus sonhos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |