"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho", escreveu o autor Carlos Drummond de Andrade. Até hoje, para as mulheres, essa pedra ainda existe em seus caminhos, sendo ela os obstáculos que a sociedade ainda insiste em pôr, que as impedem de "correr livremente", como é o caso da atleta Caster Semenya. Isso é possível porque ainda há forte presença do machismo entre as pessoas e são impostas medidas a esses indivíduos, muitas vezes absurdas, que as privam de fazer o que realmente querem. (Apresente a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Simone de Beauvoir, na obra "O Segundo Sexo", cita sua célebre frase "uma mulher não nasce mulher, torna-se mulher". Ser mulher não é algo natural nem biológico, mas sim uma construção social que cada vez mais tem se pluralizado. Mas para o machismo isso é diferente e o indivíduos femininos já devem nascer com o papel secundário na sociedade, sendo obrigados a desempenhar funções apenas dentro da esfera familiar, como a de serem esposas e mães, bem como não possuir o poder de usufruir dos mesmos direitos dos homens, apesar da Constituição federal de 1988, por exemplo, garantir que todos cidadãos brasileiros são iguais perante a lei. (O argumento foi desenvolvido de modo tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, são propostas a essas humanas medidas que as forçam ir contra sua própria vontade. Sartre, filósofo francês, defendia que o ser humano é livre e responsável; (Vírgula) cabe a ele escolher seu modo de agir. Portanto, exemplos como o da atleta sul africana Semenya, submetida a medicações e exames para reduzir sua produção de testosterona e que possui até mesmo o risco de não competir mais, não deveriam existir, já que a mulher deve escolher por si mesma suas ações e não ser obrigada a situações, muita das vezes constrangedoras, apenas por conta de polêmicas sobre seu gênero. (Explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Levando-se em consideração esses aspectos, deixa-se evidente que recai sobre as famílias (Muito bem. Apresentou o agente) o compromisso de conscientizar suas crianças e jovens, através de diálogos e dando bons exemplos, sobre a importância do papel da mulher no âmbito social para que as gerações futuras sejam mais igualitárias que a atual. Além disso, deve-se sempre ter o auxílio do Estado e de ONGs (Desenvolva a sigla) na solução de situações (Muito bem. Apresentou outro agente) em que há abuso físico ou psicológico, como dentro de competições esportivas, para assim todas as pedras dos caminhos serem retiradas e essas personalidades possam voltar a correr sem problemas. (Apresentou a proposta de intervenção. Muito bem!)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |