lados opostos, mesmo problema - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 26/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O esporte – seja qual for – é comporto  composto por regras, visto que elas detêm a responsabilidade de manter a disputa justa e coerente. Em contrapartida, atualmente, alguns exames abusivos para determinar, com precisão, o gênero das mulheres, no atletismo, têm gerado polêmica pelo seu ultrage e, também, por apresentar discrepâncias em relação a submissão desses testes aos homens. Nessa perspectiva, é justo analisar os prós e contras desses exames. Para (Vírgula) assim, apresentar intervenções viáveis para essa problemática no âmbito do esporte. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primazia, biologicamente, a testosterona atua na maior capacidade física de atletas que a porta em demasia. Ademais, um elevado fator de expulsão dos competidores é uso de doping, porque eleva aos seus desempenhos físicos e, com isso, obtêm um melhor resultado. Dessa forma, as atletas que possuem – naturalmente – um elevado número de testosterona, (Sem vírgula) são criticadas, veementemente, por cientistas e médicos. Todavia, vale ressaltar que essas mulheres possuem essa mutação de forma natural, ou seja, não há nenhum uso de substâncias artificiais (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, seria crível afirmar que o mesmo tratamento não se valeria para um jogador de futebol que apresentasse esse hormônio demasiadamente. Em resumo, esses exames são críveis no ramo biológico, entretanto, aprestam falhas por serem machistas e misóginos. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, as consequências desses exames excludentes apresentam severos danos para essas atletas e são moldadas por princípios machistas. Assim sendo, a atleta sul-africana, Caster Semenya, foi excluída das competições de atletismo por apresentar um nível acima do permitido de testosterona. Por isso, esse episódio exemplifica o machismo ainda existente numa sociedade patriarcal. Em virtude disso, as mulheres – que apresentam essa disfunção hormonal - são submetidas a testes invasivos e traumáticos para provarem seu gênero. Consoante a isso, esse caso se assemelha com a música “Geni e o Zepilin”, do cantor brasileiro Chico Buarque, cujo eu-lírico eu lírico critica a posição social que padroniza a mulher como somente objeto de uso e interesse de outrem. Em resumo, essa problemática é complexa e ampla, mas necessita de intervenções viáveis. (Abordagem expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Percebe-se, portanto, que muitos são os posicionamentos a respeito desses exames. Dessarte, é imperativo que a OMS (Desenvolva a sigla), órgão internacional responsável por assegurar a saúde global, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) em parceria com as mídias digitais (como Facebook e Instagram), elabore propagandas informativas, que visem disseminar os danos que esses testes provocam para a saúde física e psicológica das mulheres. Além disso, é viável que Associação Internacional de Federações de Atletismo (IIAF), órgão que gere o atletismo a nível mundial, (Apresentou e fez o detalhamento de outro agente. Parabéns) elabore novas modalidades esportivas, a fim de incluir essas atletas que apresentam disfunção hormonal, sem que elas possam ser submetidas a drogas inibidoras de determinado hormônio. Logo, com essas medidas, todas as mulheres terão o seu direito de correr assegurado sem ter que precisem provar que são mulheres. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200