Atualmente o Brasil, (Sem vírgula) e o mundo lutam pela busca de igualdade dos sexos, (Sem vírgula) no trabalho, esporte, em lares, escolas, etc. Conforme diz a Constituição brasileira todos somos iguais perante a sociedade, e leis. Entretanto nem tudo o que é dito é cumprido, mas felizmente o índice de desigualdade no Brasil e no mundo vem diminuindo (Vírgula) mas não é o suficiente. (Introdução superficial. Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com o tema. Formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Em um filme lançado em 2015 (Vírgula) protagonizado por Anne Hathaway, (Sem vírgula) e Robert De Niro aborda esse tema em que a protagonista é uma jovem mãe que decide abrir seu próprio negócio, lutando contra o preconceito e desafios do mercado de trabalho (como dona do negócio e mulher) enquanto seu marido assume a responsabilidade de cuidar da filha do casal e nas tarefas de domésticas. (Abordagem tangencial. Reformule as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) O ocorrido com a atleta Caster Semenya (Vírgula) sul-africana (Vírgula) trata-se de uma falha genética da própria atleta cabendo assim a comissão técnica analisar o caso de cada um (Melhore a construção dessa ideia). Supostamente a atleta teria uma certa vantagem a seu favor (Vírgula) já que sua massa muscular é maior do que com as demais competidoras, desse modo seria relevante que sua situação fosse analisada e informada a comissão técnica para que Caster Semenya e as demais pessoas que tenham essa dificuldade não se sintam desconfortáveis e constrangidas (Vírgula) já que em nossa genética não é possível fazer alterações conforme a vontade de cada um. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A busca por uma igualdade de gênero começa de berço, ou seja (Vírgula) cada qual recebe uma educação diferente fazendo com que essa busca de igualdade se diferencie entre a população. Mas as escolas são uma ótima opção para que isso seja alcançado (Melhore o encadeamento textual. Problemas na construção de sentido) a escola como meio de educação e conscientização de crianças e adolescentes ajudam com que levem essa mensagem para dentro de casa fazendo com que isso seja passado de uma pessoa para outra (Vírgula) conseguindo assim uma sociedade mais igualitária e justa para todos e todas de cada país. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |