??? •-• - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 24/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. No entanto, em relação ao esporte feminino, observa-se justamente o contrário, visto que a participação das mulheres nessa modalidade esportiva depende de certos paradigmas, sendo muitas vezes necessário um melhor esclarecimento quanto ao gênero da mulher. Dessa forma, em razão da padronização social e da intolerância (Muito bem. Formulou a tese), (Sem vírgula) emerge um problema complexo que precisa ser resolvido.

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é preciso salientar como os padrões estabelecidos pela sociedade (Desenvolva essa discussão com mais clareza) são uma causa latente do problema. A respeito disso cabe citar a teoria do sociólogo Émile Durkheim de fato social (Melhore a construção dessa ideia) que consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que se impõem sobre o indivíduo, obrigando-o a se adaptar as regras da sociedade onde vive. Assim, infere-se que, (Sem vírgula) uma mulher ao apresentar características que não são consideradas regulares (Especifique-as), tende a sofrer uma força sobre si que a impõe de seguir os padrões do corpo social a qual ela participa. (Ideias fragmentadas) Pois, ao se definir como normal um aspecto dominante, muitas vezes aquilo que é diferente passa a ser automaticamente rejeitado.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Deve se abordar ainda que, (Se vírgula) outra causa para a configuração da problemática, (Sem vírgula) é a discriminação contra esse tipo de disfunção endócrina em mulheres, haja vista que existe um tratamento desigual para com os homens, que não necessitam de supressores hormonais para participar de competições, sendo que estes também apresentam níveis variáveis de testosterona, e distinções físicas que lhes causam vantagens (Melhore a apresentação dessa discussão). Sob essa lógica, a exclusão de pessoas que não atendem aos critérios instituídos pela sociedade se perpetua de maneira opressora.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a necessidade de comprovação de gênero de uma mulher é um desrespeito aos seus direitos básicos assegurados pela Declaração Universal. Nesse sentido, para melhorar essa problemática, é mister que os órgãos responsáveis pela administração esportiva (Muito bem. Apresentou o agente) realizem uma reavaliação de suas leis de modo a promover uma melhora na democratização do esporte, para que haja uma maior valorização e aceitação das diferenças individuais de cada pessoa respeitando os direitos humanos e a diversidade. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200