Na Grécia Antiga, acreditava-se que as mulheres ficariam masculinizadas com exercícios, além de não terem condições físicas para a prática de esportes. Embora o esporte feminino tenha se popularizado, nota-se, na contemporaneidade, a sua limitação em algumas modalidades, em virtude do discurso machista em que as mulheres são obrigadas a comprovar sua sexualidade no esporte. Essa visão negativa pode e deve ser significativamente minimizada, desde que acompanhada da desconstrução coletiva, junto com o fim das regras vigentes da World Athletics ( Associação Internacional de Federações de Atletismo ). (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é evidente a herança ideológica da prática de esporte, como algo destinado apenas para homens, o que consolidou na sociedade a ideia de que mulher está destinada apenas para o trabalho doméstico e á a cuidar dos filhos. Nessa perspectiva, segundo Simone de Beauvoir (Vírgula) filósofa e escritora, o homem é definido como ser humano e a mulher é definida como fêmea. Quando ela comporta-se como um ser humano ela é acusada de imitar o macho. Sob essa ótica, constata-se que o discurso machista e primitivo introduzido, na sociedade, aflige o comportamento do cidadão a acreditar que a mulher não tem capacidade de realizar os mesmos feitos do homem sem abrir mão da sua feminilidade, mesmo na contemporaneidade (Melhore a apresentaçã dessa ideia). Isso enfraquece o princípio de igualdade para ambos os gêneros.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que , (Sem vírgula) o uso de medicamentos para a redução de testosterona vai contra a sua forma natural, a sua essência, consolidando a ideia que seu corpo possui deformidades que são considerados ruins, o que a impede de realizar aquilo que ama, oque o que acaba afetando a autoestima (Vírgula) deteriorando a imagem de se si próprio (Melhore a apresentação dessa discussão). A condição emposta é explicitamente um abuso (Vírgula) pois ela teria que abrir mão de sua forma natural para fazer aquilo que ama. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, conclui- se que ainda há discursos machistas na sociedade que necessita de mudança. Para que isso ocorra, é necessário que a World Athletic ( Associação Internacional de Federações de Atletismo ) (Muito bem. Apresentou o agente), (Sem vírgula) dê fim ao teste que obriga atletas a comprovar a sua sexualidade feminina, junto à difusão da importância da igualdade na vida profissional e cotidiano, nos meios de comunicação, por meio de anúncios, a fim de colaborar com o acesso igualitário. Ademais, a World Athletic ( Associação Internacional de Federações de Atletismo ) deve proporcionar aos indivíduos uma opção de competir com atletas que possui as mesmas disfunções. Assim, haverá um ambiente estável que colabore com a acessibilidade geral em outras modalidades, proporcionando um sistema igualitário para todos os atletas. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |