Aplicada em 1960, o protocolo utilizado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IFFA) para a verificação de gênero envolvia práticas de caráter humilhante para as atletas femininas. Em 2020, os métodos mudaram, no entanto, ainda há constante pressão para que as atletas provem se elas são, de fato, mulheres. Nesse sentido, a discriminação e desigualdade de gênero são importantes fatores para a reflexão dessa problemática. (Apresente a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, a decisão por meio da utilização de exames se torna excludente, visto que, (Sem vírgula) impede uma grande quantidade de profissionais de atuarem e fazerem seu trabalho por não serem categorizadas como mulheres. A título de exemplo, a corredora Caster Semenya foi banida dos jogos olímpicos por apresentar nível natural de testosterona mais alto do que o novo limite permitido. Sob este ângulo, excluir atletas femininas tendo como motivo um processo biológico do corpo humano é sinônimo de retrocesso. (O argumento precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe destacar que apenas atletas do sexo feminino são submetidas a testes de verificação. O fato configura ação discriminatória, visto que, (Sem vírgula) a produção de hormônios naturais não invalidou nenhuma carreira masculina. Ademais, contraria também as disposições sobre os direitos humanos que asseguram que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em decorrência dos fatos mencionados, medidas são necessárias para resolver tais impasses. O governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) deve elaborar um projeto de lei que oriente as instituições a reformular suas regras com parâmetros de comprovação científica e multar aquelas que impeçam não apenas mulheres, mas quaisquer pessoas de exercer sua profissão por motivos meramente biológicos. Dessa forma, se promoverá nos esportes maior igualdade de gênero. (A proposta precisa estar mais detalhada)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |