Conquistando o reconhecimento - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 23/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 1896, o francês Pierre de Coubertin criou os Jogos Olímpicos da Era Moderna, evento esportivo que tinha por objetivo promover a integração dos povos por meio da prática esportiva. Contudo, essa integração só envolveu a participação feminina em edições posteriores no começo do século XX. Assim como no mundo esportivo, a mulher vem enfrentando diversas barreiras ao longo do tempo para conquistar seu papel na sociedade e ter sua autodeterminação respeitada, haja vista que a inferiorização da figura feminina e o preconceito estrutural (Muito bem. Formulou a tese) são problemas recorrentes no mundo contemporâneo; (Ponto final)

(Boa estratéia coesiva) Em primeiro lugar, cabe ressaltar que grande parte das situações envolvendo a inferiorização da mulher está relacionada ao machismo estrutural que ocorre em decorrência de séculos de influência de uma sociedade patriarcal. Nesse sentido, destaca-se a dificuldade enfrentada pelas mulheres na conquista de direitos civis como, por exemplo, o voto feminino, que no Brasil só foi permitido na década de 30. Desse modo, é notório que a herança machista que considera a mulher como um ser inferior e submissa ao homem, (Sem vírgula) tornou mais tardia e dificultosa a conquista da autoafirmação feminina na sociedade. (Explore mais o argumento)

(Boa estratéia coesiva) Além disso, um outro desafio a ser superado é o preconceito contra as questões afirmativas de gênero, sendo este um problema que afeta não apenas as mulheres Cis, mas também impacta significativamente a vida de mulheres Transexuais. Nessa perspectiva, o caso da jogadora de vôlei Tiffany,, (Uso inadequado da pontuação) por exemplo, ganhou notoriedade em 2019 pelo amplo questionamento da comunidade esportiva sobre o direito de mulheres transgênero atuarem na liga feminina, ainda que estas tenham níveis de testosterona dentro dos limites estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional e atendam todos os critérios de equidade. Nesse cenário, o preconceito potencializa a opressão e constrange as mulheres a reafirmar sua identidade nos diversos espaços da sociedade.

(Boa estratéia coesiva) Torna-se evidente, portanto, a necessidade de que o poder público, por meio do Ministério da Cidadania, (Muito bem. Apresentou o agente) implemente um programa de inclusão feminina tanto nos espaços públicos através da reserva de vagas para mulheres Cis e Trans, como na iniciativa privada através da concessão de incentivos fiscais para que as empresas favoreçam a participação feminina com uma representação mais ampliada. Dessa forma, a autoafirmação das mulheres poderá ser ao longo do tempo mais reconhecida e o papel feminino mais discutido na sociedade.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, de modo a evitar uma abordagem limitada. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200