O que é ser mulher? - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 23/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“Não se nasce mulher, torna-se”, disse Simone de Beauvoir. Quando escreveu esta frase, Beauvoir não poderia saber o quanto ela reverberaria através das décadas e seria argumento de discussões em um momento que difere intensamente daquele em que ela o professou. Recentemente, tem-se debatido o que define uma mulher e um homem, e esta discussão atingiu o esporte quando uma atleta sul-africana foi impedida de competir por seus níveis hormonais de testosterona serem maiores que o permitido para uma mulher. Este caso é um entre vários que mostram a dificuldade dos atuais sistemas dicotômicos de abranger a diversidade. (Não formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O caso da atleta sul-africana traz à tona uma discussão muito maior e se assemelha a discussão do caso da jogadora de vôlei transsexual Tiffany Abreu, que causou controvérsia ao entrar em times femininos de vôlei. A polêmica se dá em função de Tiffany ter nascido no sexo masculino e, por ter começado tratamento hormonal para resignação de gênero depois da puberdade, teria vantagens em relação às outras atletas do sexo feminino. Embora as histórias das duas atletas sejam diferentes, elas escancaram a falta de preparo das atuais regras para essas exceções, e também para um mundo que está mudando. As duas mostram que a noção de gênero de mulher, dentro do esporte, está atrelada à níveis hormonais. Se ser mulher é ter níveis hormonais em um certo padrão, há muitas pessoas do sexo feminino no mundo que não se encaixariam nesta definição por uma gama de motivos, entre eles a menopausa. (Melhore a apresentação do argumento)

(Melhore a estratégia coesiva)Também há a grande questão de como organizar os novos formatos de gênero no mundo. Existem mais de 100 tipos de gênero diferentes, o que coloca em xeque a dicotomia homem e mulher com a qual dividimos a humanidade. Dentro do esporte, essa dicotomia evidentemente não é mais adequada, e tende a ser ainda mais inadequada no futuro, com o crescimento da notoriedade e a briga por espaço social de pessoas trans. Há a necessidade de novas regras e novos parâmetros que possam encaixar todos os seres humanos. (Abordagem superficial. Reestruture)
 

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, para que essa discussão seja abordada de forma justa, é necessário primeiramente que pensemos no que define ou não define uma mulher. Além disso, o atual sistema se mostra desatualizado e inapropriado para o cenário de diversidade que o ser humano possui. A fim de que este sistema seja mais justo, seriam necessárias novas regras, talvez um sistema baseado em níveis hormonais. Desta maneira, as duas atletas mencionadas não teriam que provar se se encaixam ou não em seus gêneros, mas que são aptas para a sua categoria esportiva. (Não apresentou o agente. A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200