O filme "Ela é o Cara", (Sem vírgula) conta a história de uma garota que ama jogar futebol, porém, por ser uma mulher, não foi aceita no único time da sua escola; para não se desfazer do seu amor pelo esporte, ela disfarçou-se de menino para poder jogar. Analogamente, fora da ficção, as mulheres encontram uma maior dificuldade para aceitação no meio esportivo, pois são consideradas "sexo frágil". Esse cenário deve-se não só a desigualdade de gênero, mas também a negligência estatal (Muito bem. Apresentou a tese). Nesse sentido, cabe analisar as causas que envolvem e potencializam essa realidade.
(Boa estratégia coesiva) A priori, destaca-se a desigualdade de gênero como impulsionadora do problema. A partir da Revolução industrial, no século XVIII, visando o lucro nas fábricas, as mulheres obtiveram o direito de trabalhar, mas somente com a permissão do pai ou do marido, além de não possuírem direitos a proteção e terem salários inferiores aos homens. (Melhore a relação entre as discussões) Hodiernamente, infelizmente, ainda presencia-se a desigualdade entre homens e mulheres, seja no meios trabalhista ou nos esportes, na qual as mulheres são vistas como indiferentes. A exemplo, da atleta sul-africana Caster Semenya, que foi banida da competição por apresentar o nível de testosterona acima do aceito pela federação, mesmo comprovando que foi por fatores biológico. Desse modo, como forma de protesto, alavancou o movimento "Let Her Run", o qual exige mudanças na avaliação dos casos parecidos com o da atleta.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fulcral pontuar que os desafios para combater esse revés derivam da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. De acordo o pensador Friedrich Hegel, o Estado é responsável por proteger seus filhos. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, visto que a falta de atuação das autoridades estatais aparenta uma não preocupação com a com as mulheres que lutam pelo seus direitos, pois milhares de brasileiras são vitimas de injustiças e na maioria das vezes são obrigadas a abdicarem de seus sonhos apenas por serem mulheres. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a negligência estatal contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (O argumento precisa ser delimitado e mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, faz-se importante a criação de uma medida para conter os efeitos da comprovação do gênero feminino no cenário brasileiro. O Estado, no papel da Federação Internacional do Atletismo e do Poder Público, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) criador de leis, abram exceções nas regras e mande para votação na câmara dos senadores propostas de leis que criminalizem a desigualdade de gênero. Essa ação deverá ser realizada nas competições, aceitando mulheres do que apresentam alguma disfunção hormonal. Destarte, o Brasil será um país mais igualitário. (A proposta de intervenção precisa ser mais detalhada)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas senti uma falta de uma abordagem mais produtiva dos argumentos. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |