Discriminação ou preocupação? - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 20/10/2020

Status:

Corrigida
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O caso da atleta sul africana Semente Carter, que por ter uma condição na qual seu corpo produz testosterona além do permitido no esporte foi proibida de competir a menos que fosse submetida a exames e a medicamentos que reduzam a quantidade desse hormônio, tem repercutido e dividido opiniões no mundo. Infelizmente, esse não é um caso isolado, uma vez que várias atletas estão passando pela mesma situação. O questionamento provocado é: esse fato é uma discriminação de gênero feminino ou é apenas uma preocupação da Federação Internacional de Atletismo em relação à justiça das disputas? Nessa conjuntura, é imprescindível analisar a problemática e apresentar uma possível solução. (Bom parágrafo de introdução)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é importante pontuar a discriminação de gênero feminino ainda em evidência no esporte. Desde os primórdios (Evite clichês), o sexo masculino é visto como superior ao feminino, tendo em vista a “fragilidade” deste. Apesar da conquista dos direitos femininos esse pensamento, vergonhosamente, ainda tem sido reproduzido pela cultura machista até a atualidade, tendo em vista o afastamento das competições de algumas porque seus corpos produzem testosterona além do permitido (Melhore a apresentação dessa discussão). Por isso, são submetidas a exames e medicamentos para inibir a produção desse hormônio, os homens, no entanto (Vírgula) não são sujeitados a mesma humilhação. Enquanto esse desrespeito se mantiver, o mundo será obrigado a conviver com um dos mais graves problemas para o ambiente esportivo: a desigualdade de gênero. (Melhore a apresentação dos argumentos)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, segundo A Federação Internacional de Atletismo (IAAF), as mulheres que têm níveis de testosterona anormais têm uma vantagem significativa no desempenho em relação às outras. Por isso, de acordo com eles seria uma injustiça permitir que elas compitam com outras atletas que não possuem esse benefício. (A argumentação precisa ser mais explorada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, percebe-se o dilema a ser solucionado. Nessa conjuntura, é imprescindível que a IAA (Muito bem. Apresentou o agente), com o objetivo de que seja provado que esse afastamento não é fruto do preconceito e para que haja uma disputa mais justa entre as concorrentes, separe as atletas com maiores níveis de testosterona para que possam competir entre si. Essa ação deverá ser realizada por meio de testes de medição dessa substância e também deverá fiscalizada para que não haja qualquer desrespeito durante esses testes. (A proposta precisa estar mais detalhada)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200