LIBERDADE DE SER - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 20/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro, (Sem vírgula) "Segundo Sexo" (Vírgula) de Simone de Beauvoir, evidencia que os comportamentos associadas ao sexo, (Sem vírgula) são frutos de uma sociedade patriarcal. Nesse contexto, a suspensão de uma atleta por apresentar alta testosterona, (Sem vírgula) demonstra o preconceito enraizado na sociedade. Sendo assim, a necessidade de uma mulher provar que realmente é uma mulher, (Sem vírgula) é de urgência ser analisada suas causas e consequências. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é observado desde a antiguidade a diferença de atribuições para determinado sexo. O homem era visto como o provedor da casa, que trás  traz a renda para a família. E a mulher era responsável por cuidar da moradia e dos filhos. Dessa maneira, foi imposto ao longo da história atitudes a cada sexo. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, preconceitos são criados. O filósofo Michel Foucalt, (Sem vírgula) apresenta que as pessoas sentem que constantemente suas atitudes estão sendo vigiadas. Desse modo, qualquer pessoa que foge dos padrões determinados pela sociedade, (Sem vírgula) sofre repressões sociais. Exemplificando, uma mulher que apresenta características associadas ao sexo masculino, (Sem vírgula) acaba por ter seu próprio sexo questionado. (O argumento precisa ser mais explorado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas estratégicas são requisitadas. Destarte, é fulcral o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente)(Sem vírgula) criar o programa "Seja você mesmo", que fará com que as escolas desconstruam os preconceitos presentes na sociedade, por meio de palestras mensais com psicólogos, a fim de possibilitar que cada indivíduo seja o que ele desejar, sem temor algum. Dessa forma nenhuma pessoa sofrerá com os preconceitos sociais. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento, evitando uma argumentação superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200