A divisão de gênero no esporte é feita para evitar vantagens desiguais entre os atletas.Mas essa polarização no esporte se tornou polêmica,porque atletas mulheres com características masculinas começaram a ser obrigadas a passar por testes de identificação de sexo,testes esses que,muitas vezes,foram humilhantes.Porém,esses testes,muitas vezes,detectaram testosterona em atletas femininas,algo que poderia lhes dar vantagens desiguais nas competições,por isso esses testes devem ser revistos,mas não abandonados por completo. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiro,é preciso entender porque esses testes são polêmicos.Porque,normalmente,só atletas fora do padrão de feminilidade são submetidas a eles,o que mostra que elas são perseguidas.E, (Sem vírgula) a primeira testagem a ser usada era humilhante,pois,a atleta submetida a ela tinha que provar ter uma vagina (Melhore a apresentação dessa discussão).Anos depois,em 1961,a World Athletics descartou essa testagem e passou a utilizar testes genéticos,mas,mesmo esses,são considerados abusivos,porque muitos não acham que,de forma alguma,uma mulher deva provar seu gênero.Além disso,houveram houve vezes,como no caso de Caster Semenya,em que a atleta passou pelo teste de confirmação de gênero sem saber do que se tratava,tendo,assim,sua privacidade violada.Além disso,atletas com algum tipo de desordem do desenvolvimento sexual (DSD),que produzem testosterona além do normal feminino,alegam não ter que abrir mão de uma vantagem natural de seu organismo. (Melhore a apresentação da discussão. Abordagem expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano,é necessário entender o porquê de esses testes não serem abolidos.Porque,apesar de tudo,eles impedem injustiças no esporte,e como diria Aristóteles "a base da sociedade é a justiça".Eles as impedem porque,mesmo que produzida naturalmente,a testosterona dá vantagens a quem a possui e,já que, (Sem vírgula) a maioria das mulheres não a produz em altos níveis,não é justo que algumas atletas,por causa de sua DSD,a tenham como vantagem. (O argumento precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,o impasse deve ser resolvido.Para isso,a World Athletics,por ser o órgão que exige o teste, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve agora submeter todas as atletas a ele,independente de sua estética,para,assim,não discriminar alguma delas,ela,também,deve chamar o teste de teste de detecção de DSD,para que,com isso,não mais ele seja ligado a confirmação de gênero e todas as atletas devem saber para que ele serve,além disso,todos os resultados deverão ser sigilosos,para que a atleta que o fez não se sinta exposta.E, (Sem vírgula) caso alguma atleta seja exposta ou não seja avisada sobre o teste,o profissional que quebrou essas regras deve ser expulso da World Athletics. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |