Na obra "Filosófia do Direito", (Sem vírgula) o pensador Hegel discorre sobre a importância de um pensamento bilateral para a formação da consciência dos indivíduos, que consiste em estar no mundo e ver o mundo por completo. Analogamente, no cenário atual brasileiro, a narrativa do autor faz-se vigente, visto que o movimento "Let Her Run" – "Deixe Ela Correr", em tradução livre– é analisado e encara uma visão dualista perante os cernes civis e estruturais. Desse modo, é válido analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos abusivos e sociais. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é válido analisar que os testes abusivos de "feminilidade", em um contexto de pós-modernidade, mostram-se atrelados a manutenção nas esferas esportivas. Consoante Dráuzio Varella, reverente médico brasileiro, o esporte é uma ferramenta de inclusão social, pois seu resultado é imediato e suas transformações são significativas. Nessa lógica o uso indevido de exames (como apalpar o orifício varginal em busca de testículos oculares) para comprovar que uma atleta é realmente mulher confronta o pensamento de Dráuzio, uma vez que tais procedimentos ferem a integridade física e psicológica das profissionais (Reestruture essas discussão). Dessa forma, infelizmente, o ramo esportivo torna-se um reflexo da Idade Média, onde as relações de patriarcalismo e misoginia prevalecem. (O argumento precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, observa-se outra razão fundamental para a consolidação desse raciocínio: a falta de criticismo social. Segundo Edgar Morin, reverente sociólogo francês, com seu conceito de "pensamento sistêmico", é preciso ir além de uma lógica linear, sendo necessário se preocupar com as relações de causa e efeito. Entretanto, a maioria das escolas brasileiras têm o foco direcionado aos vestibulares e negligenciam as abordagens sociais a respeito do movimento em questão.Assim, tal abordagem, que presenta um grande avanço na luta por direitos, é deixada de lado. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, mediadas são necessárias para resolver o impasse. Assim, a ONU (Desenvolva a sigla) deve convocar empresários e seus CEO'S CEOs (Desenvolva a sigla) das grandes organizações esportivas (Muito bem. Apresentou o agente), como World Athletics, para, por meio de um acordo assinado, garantir a privacidade e a não-violação dos direitos das atletas de todas as modalidades do ramo desportivo. Espera-se, com isso, que o atletismo seja a esfera democrática e igualitária pensada por Dráuzio. (A proposta precisa estar mais detalhada)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |