A testosterona concede diversos efeitos no corpo humano, como o fortalecimento da musculatura. Na atual realidade, sua taxa metabólica serve de padrão para decidir que atletas estão aptos a competir, sobretudo nas mulheres, que não podem ultrapassar o limite de produção considerado “normal” pela Federação Internacional de Atletismo. Entretanto, esses aspectos biológicos não deveriam afetar o que é ser mulher socialmente, e que tipo de mulher deveria representar as outras, pensamentos que advém de raízes históricas e causando assim, uma padronização. (Apresente a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é imperativo postular pensamentos de tipificação feminina- historicamente ditados- como agravantes da problemática supracitada. A idealização de uma mulher delicada e frágil não é recente, para os atenienses, apreciadores do intelecto, eram consideradas fisicamente e intelectualmente frágeis. Nessa perspectiva, estipulou-se uma imagem feminina indefesa, e quando uma mulher mostra, sem o uso de medicamentos, um excesso de traços tipicamente masculinos- como a bicampeã olímpica Caster Semenya, que possui nível de testosterona acima do padrão- é condicionada a provar que é realmente mulher, e representá-las, através do uso de medicamentos para reduzir seu nível de hormônio testosterona. (Argumento pertinente. No entanto precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, as mulheres se encontram cada vez mais desvalorizadas na sociedade- nos esportes são padronizadas e recebem menos, em cargos de presidência são submetidas ao mesmo trabalho de homens e recebem menor salário (Apresente dados). Logo, essas medidas são provas de que o quadro das mulheres atualmente, (Sem vírgula) é tratado como uma experiência a ser provada sempre. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se imprescindível, portanto, a tomada de atitudes que mitiguem o problema. Para isso, é papel das federações de esportes (Muito bem. Apresentou o agente) promover a aceitação natural das mulheres, sem rotulá-las para as competições, através da proibição de uso de medicamentos para encaixar as mulheres nos jogos, pois isso cria um modelo do feminino, no intuito de erradicar a necessidade da mulher sempre ter que provar que é um espelho do que a população espera. Dessa forma, teremos desprendido sua idealização. (A proposta precisa estar mais detalhada)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |