Não há como negar que em pleno século XXI o conhecimento biológico é grande e que o estudo do corpo humano é cada vez maior. Nettie Stevens descobriu no século XX os cromossomos X e Y e suas funções, o que dá suas características femininas e masculinas, por outro lado a forma como foi disposto a questão de hormônios masculinos em uma atleta sem “doping” é contrário ao seu descobrimento, e de uma forma tênue e inconcebível foi impedida a competir, o que deixa o esporte tão admirável algo desgracioso. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a mulher geneticamente possui dois cromossomos X, responsáveis por expressões específicas das características femininas, mas, (Sem vírgula) são muitas variáveis que condicionam alelos, o que pode acarretar em alguém algum tipo de distúrbio, como o da atleta Simginys, embora não a faz não mulher em seu biológico. John Gothe filósofo alemão afirma que “nada no mundo é mais assustador que a ignorância em ação”, logo se percebe o quão esse disposto é incabível ao ocorrido, como também denigre a atleta. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, para ser homem é necessário possuir um cromossomo Y e um X, que dá as características físicas masculinas, além da força muito maior que a de uma mulher, contudo existem condições genéticas em que um homem pode possuir dois cromossomos X e um Y, são síndromes em que homens possuem traços femininos, mas com graves problemas neurológicos, o que não acontece com a atleta, por certo mais uma vez se afirma que ela é 100% mulher, sem a importância do excesso de hormônios masculinos que são presentes em todas as mulheres. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma mulher não tem a necessidade de provar que é mulher, a Federação Internacional de Atletismo (Boa. Apresentou o agente), (Sem vírgula) precisa regulamentar como são feitos exames de doping, com a especificação de que hormônios naturais não são responsáveis por benefícios a atletas femininas, uma vez que é uma aptidão física maior, o que acontece em todos os esportes, impedindo futuras inviabilidades incorretas (Ponto final) Dessa forma ser mulher ou homem será simplesmente pela sua genética e não por expressões aleatórias que podem ocorrer no desenvolvimento humano. (A proposta precisa ser mais articulada)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |