'Let Her Run': uma mulher tem que provar que é realmente mulher?// - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 20/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No ano de 2019 (Vírgula) Caster Semenya, atleta sul-africana, foi suspensa de competições porque apresentou em testes um nível de testosterona acima do considerável normal. Mesmo após a comprovação de um problema de disfunção natural no organismo da competidora a suspensão se manteve, (Sem vírgula) sob o argumento de que o hormônio aumenta a capacidade física da corredora e prejudica a competitividade entre as atletas. Todavia, essa decisão proferida pela FIA (Federação Internacional de Atletismo) é discriminatória e fere princípios do COI (Comitê Olímpico Internacional). (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, os esportes olímpicos são regidos por princípios basilares, sendo um destes o de inclusão social que se fundamenta pelo respeito das diversidades e convivência pacífica dos povos, isto segundo o COI. Pessoas naturalmente são diferentes, como o caso da atleta sul-africana, e devem ser respeitadas essas diferenças, já que o mais importante não são os resultados individuais dos atletas, mas os valores repassados e a mudança efetiva na vida das pessoas que estão envolvidas em eventos esportivos. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, competidores esportivos que se destacam naturalmente são diferentes fisicamente: Usain bolt, que é considerado o homem mais rápido do mundo, tem tendões mais alongados e pernas mais cumpridas que seus competidores; o nadador Michael Phelpes, que possui o recorde de medalhas olímpicas, tem braços enormes que ultrapassam os joelhos; os corredores africanos da região da Etiópia e do Quênia, que são conhecidos internacionalmente como os melhores em provas de maratonas, têm a capacidade pulmonar elevada, devido ao fato de que eles e os seus ancestrais crescerem em regiões altas com o ar rarefeito. Sendo assim, o atleta não pode ser punido por ser contemplado com características físicas que o façam ser diferente dos demais, e sim estimulado para que desenvolva as suas habilidade e se destaque em sua modalidade. (Bom argumento)

(Boa estratégia coesiva) Portanto a desportista africana Caster Semenya deve ser absolvida pelo COI, órgão superior à FIA, e voltar o quanto antes as pistas de corrida para competir. Importante também que seja criado um regramento específico para que casos semelhantes ao de Semenya sejam absolvidos sem margem de interpretação oposta e com agilidade. Dessa forma a volta às pistas da atleta será importante (Vírgula) pois servirá com exemplo para a comunidade internacional e reparará um injustiça cometida com a atleta. (Não apresentou o agente. A proposta de intervenção estpa incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200