"Alguém já parou para comparar os níveis de testosterona do Usain Bolt ?" Indagou Jackie Silva,embaixadora do movimento Let Her Run. É indiscutível que as mulheres ainda são obrigadas a comprovarem que são capazes de fazer algo ou até mesmo o seu gênero,como aconteceu no esporte. Entre tantos motivos relevantes temos, o preconceito e a falta de assistência. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise,é nítido que as mulheres sofrem o preconceito dentro e fora do mundo dos esportes.Um claro exemplo foi o que ocorreu com uma das atletista,que teve seu nível de testosterona verificado,caso o nÍvel seja alto elas apenas têm duas escolhas,tomarem remédios para diminuir ou serem desclassificadas mesmo sendo natural do corpo dela (Melhore a apresentação dessa discussão).No entanto essa atitude não são tomadas na liga masculina. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Além disso,a falta de assistência é um ponto a ser ressataldo,uma vez que as atletas são submetidas a humilhações ou até abusos psicológicos,porém não têm a ajuda necessária.Isso faz relembrar episódios que aconteciam no esporte na década de 1960, visto que mulheres eram obrigadas a passarem por exames abusivos para comprovar seu sexo biológico. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente,portanto,que as mulheres sofrem esse preconceito e que precisam ainda provarem que são capazes ,que ela é uma mulher. Neste contexto, cabe a os organizadores do esporte (Muito bem. Apresentou o agente), junto até mesmo com a população, garantir que a liga feminina tenhar seus direitos exercidos da mesma forma que a masculina,a fim de incluir todos no esporte sem que ninguém precisasse comprovar algo. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimentos, evitando um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |