."Let Her Run". - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 20/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme norte-americano “Estrelas Além do tempo", baseado em fatos verídicos da década de 60, três mulheres negras enfrentam o racismo e o machismo para exercerem suas profissões. Embora o preconceito que elas sofrem ao decorrer da longa-metragem, elas conseguem fazer com que o primeiro homem vá ao espaço. Já na vida, a realidade problemática que uma mulher precisa ingerir medicamentos para poder competir e exercer sua carreira mostra os obstáculos que persistem em ser enfrentados. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano é importante relembrar que historicamente mulheres foram proibidas de competir no atletismo apenas por serem mulheres, como nas Olimpíadas da Grécia Antiga. Elas sequer podiam frequentar as arquibancadas para assistir aos jogos. Paralelamente, o caso da sul-africana Caster Semenya remente a estes tempos que as pessoas eram impedidas de participar dos esportes pelo seu gênero, só que agora é por conta de seu próprio corpo. (A argumentação precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, apesar da inclusão feminina nos jogos olímpicos atuais, ainda temos a discriminação contra a corredora (Melhore a apresentação dessa discussão). A disfunção hormonal não deveria ser considerada vantagem, visto que não é ocasionada por anabolizantes ou outras drogas. Já foi comprovado que o problema está na sua genética e mesmo assim não parece ajudar na decisão da Federação Nacional do Atletismo. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Fica claro, portanto, a necessidade da tomada de medidas para resolver o impasse. A conscientização e apoio das outras corredoras (Muito bem. Apresentou o agente) com o intuito de solicitar uma decisão na mudança na decisão de deixá-la correr apenas com o uso de medicamentos. Ademais, a obrigação de criar regras (Vírgula) a fim de acabar com exames para determinar o sexo de uma atleta, considerado inclusive um abuso. Por fim, depois destas ações é de se esperar a mudança e que não ocorra mais dificuldades para as mulheres exercerem suas profissões como em “Estrelas Além do Tempo". (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200