Os regimes políticos totalitários experimentados por algumas nações no transcorrer do século XX suscitaram reflexões coerentes acerca da discriminação, porquanto todo ato discriminante é sempre atentatório à dignidade humana. Assim sendo, não há hipótese em que o desrespeito ao congênito seja necessário, traduzindo-se, antes, em incivilidade e involução. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, tem-se por indubitável, nas culturas ocidentais, a proeminência do princípio da dignidade da pessoa humana, o qual reclama respeito à unicidade de cada indivíduo. Nessa esteira, todo ato que pretenda a segregação é injusto, e tudo que seja injusto não pode ser senão desnecessário. Nesse cenário, desponta, no Brasil, o movimento “let her run”, em oposição à decisão prolatada pela Federação Internacional do Atletismo contra a atleta Caster Semenya. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse panorama, se outrora éramos naturalmente livres, mediante o pacto social, segundo leciona Jean-Jacques Rousseau, (Melhore a apresentação dessa discussão) somos agora civilmente livres, e, assim, submetemo-nos às leis. Todavia, a discriminação resiste as leis catalisadoras da dignidade humana, e, toda vez que levada a cabo, evidencia-nos a incivilidade, peculiar aos tempos bárbaros, e a involução. (Abordagem superficial)
(Melhore a estratégia coesiva) Do exposto, a discriminação, conquanto multifacetada – às vezes, silente, outras através dos hate speeches (discursos de ódio) –, é, notavelmente, perniciosa, haja vista levarem opróbrio a um indivíduo ou grupo, a quem caberia respeito. Portanto, impende ao Poder Público (Muito bem. Apresentou o agente) idealizar e executar ações e programas voltados à descontinuação da discriminação, bem como reprimir eficazmente atos discriminantes. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |