“A Rainha Vermelha”, da autora Victoria Aveyard, retrata um mundo dividido pelo sangue, onde os de sangue prateado estão no topo da hierarquia e os de sangue vermelho são subjugados e explorados pelos prateados, sendo isso justificado pela diferença do sangue. Na realidade, uma forma semelhante de discriminação acontece no mundo do atletismo feminino, por causa da imposição de uma determinada quantidade de testosterona no sangue para poder competir. Mesmo as mulheres que já nasceram com uma quantidade mais alta de testosterona são obrigadas a tomar medicamentos para diminuir, além de terem que passar por testes abusivos para provar que podem representar as mulheres. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente é necessário discutir sobre a quantidade de testosterona vista como ideal no sangue da mulher. Sem dúvidas, quanto maior a quantidade de testosterona no sangue, mais vantagens uma atleta terá sobre as outras. Mas e quando essa quantidade é delimitada pelo próprio corpo da atleta, tendo ela já nascido com determinada disfunção? O caso da sul-africana Carter Semenya gira em torno dessa questão. A solução encontrada foi a medicação como condição para que a atleta competisse, uma medida polêmica que gerou revolta. Segundo o filósofo Immanuel Kant, a moral é uma imposição que pode não estar de acordo com a vontade geral e a ética é uma atitude individual que deve estar acima da moral. A medicação como solução, nesse caso, pode ser considerada moralmente correta, mas não eticamente, pois determina uma condição para ser mulher e se poder competir. (Delimite e explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Em seguida, outro problema são os testes abusivos a que essas atletas têm que se submeter para provarem, de fato, ser mulheres. Segundo Simone de Beavoir, “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, ou seja, a mulher, na verdade, é uma construção e uma idealização da sociedade, ela é moldada para agir e fazer o que se é esperado que faça (Melhore a apresentação dessa discussão). Da mesma forma acontece no esporte, onde em que a mulher que se mostra descaracterizada com tal idealização é impedida de competir. Como consequência, as mulheres que não se encaixam no padrão não são consideradas mulheres e são excluídas, impedidas de representarem suas iguais. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, medidas são necessárias para resolver esse impasse. A Federação Internacional de Atletismo (Muito bem. Apresentou o agente) pode tomar medidas inclusivas e revogar as exclusivas, como no caso da medicação de Semenya. Por meio de testes menos abusivos e medidas que não impeçam nenhum tipo de mulher de competir, independente de suas características, a federação pode quebrar com tal idealização, com a finalidade de respeitar as diferenças individuais de cada mulher. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |