Disfunção hormonal é o aumento da testosterona no corpo, o qual ocorre, geralmente, na puberdade e em alguns homens ou mulheres. Nesse sentido, a atleta Caster Semenya, quem nasceu com esse problema, precisa usar inibidores hormonais para continuar participando das disputas femininas. Desse modo, origina um preconceito, o qual padroniza o esporte e passa a qualificar o que é ser mulher. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, segundo Fernando Sabino, democracia é dar as mesmas oportunidades no ponto de partida, porém o ponto de chegada depende de cada um. Nesse contexto, deve haver livre acesso nas competições femininas para mulheres, as quais possuem disfunção hormonal, afinal, é uma questão inata, a qual não deveria ser utilizada para julgar um gênero sexual (Melhore a apresentação dessa discussão). No entanto, infelizmente, surgiu um preconceito que foi estabelecido e padronizado nos esportes, o qual, também, categoriza o gênero mulheril, a partir dos níveis da testosterona. (A argumentação precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, o World Athletics pressiona as competidoras a fazer um exame para determinar os seus sexos, retira das disputas, as quais possuem níveis distintos do padrão e passa a humilhar as mulheres com disfunção, quando há a necessidade de usar inibidores para continuar nas competições. Por esse motivo, foi criado o movimento “Let her Run” no Brasil, o qual busca o fim dessas análises abusivas. Além disso, ser mulher é muito mais que a quantidade de hormônios presentes em seu corpo, o que não deveria ser discutido e, muito menos, provado. (Melhore a apresentação desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário medidas para resolver esse impasse. Cabe as Federações Esportivas Internacionais (Muito bem. Apresentou o agente) organizarem uma reunião em conjunto com todos os representantes dos seus respectivos esportes, a fim de estabelecer uma lei internacional, por meio da concordância geral, a qual proibirá a negação de competidores, com problemas inatos, em suas disputas. Além disso, o esporte que não respeitar essa legislação estará sujeito a uma multa, a qual será calculada por um profissional em economia. Dessa maneira, diminuirá as padronizações e o respeito no esporte será estabelecido. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |