. - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 17/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Disfunção hormonal é o aumento da testosterona no corpo, o qual ocorre, geralmente, na puberdade e em alguns homens ou mulheres. Nesse sentido, a atleta Caster Semenya, quem nasceu com esse problema, precisa usar inibidores hormonais para continuar participando das disputas femininas. Desse modo, origina um preconceito, o qual padroniza o esporte e passa a qualificar o que é ser mulher. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, segundo Fernando Sabino, democracia é dar as mesmas oportunidades no ponto de partida, porém o ponto de chegada depende de cada um. Nesse contexto, deve haver livre acesso nas competições femininas para mulheres, as quais possuem disfunção hormonal, afinal, é uma questão inata, a qual não deveria ser utilizada para julgar um gênero sexual (Melhore a apresentação dessa discussão). No entanto, infelizmente, surgiu um preconceito que foi estabelecido e padronizado nos esportes, o qual, também, categoriza o gênero mulheril, a partir dos níveis da testosterona. (A argumentação precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, o World Athletics pressiona as competidoras a fazer um exame para determinar os seus sexos, retira das disputas, as quais possuem níveis distintos do padrão e passa a humilhar as mulheres com disfunção, quando há a necessidade de usar inibidores para continuar nas competições. Por esse motivo, foi criado o movimento “Let her Run” no Brasil, o qual busca o fim dessas análises abusivas. Além disso, ser mulher é muito mais que a quantidade de hormônios presentes em seu corpo, o que não deveria ser discutido e, muito menos, provado. (Melhore a apresentação desse argumento)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário medidas para resolver esse impasse. Cabe as Federações Esportivas Internacionais (Muito bem. Apresentou o agente) organizarem uma reunião em conjunto com todos os representantes dos seus respectivos esportes, a fim de estabelecer uma lei internacional, por meio da concordância geral, a qual proibirá a negação de competidores, com problemas inatos, em suas disputas. Além disso, o esporte que não respeitar essa legislação estará sujeito a uma multa, a qual será calculada por um profissional em economia. Dessa maneira, diminuirá as padronizações e o respeito no esporte será estabelecido. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200