A atleta sul africana (Vírgula) Caster Semenya, foi banida de competições no ano de 2019 por apresentar uma quantidade fora do normal de testosterona em seu organismo, vale ressaltar que essa condição é biológica, sem intervenções de medicamentos. De modo que, (Sem vírgula) pode-se se pode levantar duas problemáticas sobre esse caso: o fato de Semenya e outras atletas serem submetidas a exames de comprovação de gênero e os medicamentos para reduzir a testosterona no organismo de Caster, sendo obrigada a ingeri-los para continuara a competir. Com isso convém analisarmos essas problemáticas. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, a atleta Semenya foi vítima de um exame, (Sem vírgula) extremamente abusivo para comprovar que é mulher. Com isso nasceu o movimento "Let her run" (deixe ela correr) que reivindica o fim desses exames, sendo eles permitidos apenas em mulheres. Uma vez que, (Sem vírgula) esses exames são humilhantes, isso porque elas são forçadas a ficarem completamente nuas, as partes intimas expostas e apalpadas (Reveja essa discussão). Além disso, esse exame é discriminatório, pois os atletas masculinos não precisam se submeter a esse constrangimento. Sendo assim, com o sucesso do movimento "Let her run" essa violação corporal das mulheres atletas se encerrará. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, como já mencionado na introdução (Vírgula) Semenya foi banida de competições devido ao seu elevado nível de testosterona no sangue. Porém, a atleta retornou as pistas condicionada a ingerir medicamentos para a redução desses hormônios. Não obstante a isso, essa condição imposta pela Federação Internacional de Atletismo, (Sem vírgula) é absurda, isso porque viola o funcionamento do organismo natural de Semenya (Melhore a apresentação dessa discussão). É praticamente uma mutilação interna, retirando mesmo que pouco uma parte da atleta. Sendo assim, Semenya deve ter o direito de correr sem ser banida por uma condição natural de seu corpo. (Melhore a apresentação do argumento)
(Boa estratégia coesiva) Considera-se, portanto, a inserçãode uma ação para conter esse problema. Para isso, cabe ao World Althetics (Atletismo Mundial) e a Federação Internacional de Atletismo (Muito bem. Apresentou o agente), por meio do Poder Legislativo que é responsável por leis, decretarem o fim dos exames de gênero e de medicamentos invasivos. Dessa forma, com a finalidade de diminuir as discriminações de gênero. Sendo assim, as atletas poderam fazer o que gostam sem intervenções. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |