Ao longo da história as mulheres travaram inúmeras batalhas (Vírgula) a fim afim de conquistar o seu espaço. Contudo, tais batalhas são infindáveis ,sobretudo no campo do esporte. A mais recente envolve a fisiologia humana. Recentemente o movimento let her run-deixe ela correr-ganhou notoriedade após uma atleta ser afastada por alterações naturais ao corpo ,abrindo debate sobre como agir diante de situações como essa. (Melhore a contextualização do tema. Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Vale ressaltar, em primeiro plano (Vírgula) que que as mulheres ainda precisam provar-se. Durante a década de 1960, por exemplo, as mulheres eram expostas ao 'nude parade' (Aspas duplas) em que precisavam tirar as vestes para provar seu gênero. Atualmente, infelizmente a temática não é tão diferente, haja vista que as atletas ainda são submetidas a contraditórias provações. Nesse interim, o caso de maior repercussão foi o da Sul-Africana Caster Samenya impedida de competir por apresentar níveis além do permitido de testosterona, mesmo provando tratar-se de uma disfunção hormonal, ela permaneceu banida. Evidenciando fragilidade e inflexibilidade no controle. (O argumento precisa ser delimitado e mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, o excesso de testosterona proporcionaria vantagem. Segundo o Ministério da Saúde, o acúmulo de testosterona traz benefícios fisicamente, como (Vírgula) por exemplo, o aparecimento de músculos e consequentemente vantagens nas performances. Diante disso, nos anos de 70 e 80 corredoras da Alemanha Oriental obtiveram êxito após dopar-se, dentre outros com testosterona. Entretanto, no caso de Samenya, não houve dopping, mas uma disfunção hormonal natural e o tratamento proposto foi que ela se drogasse para inibição. Logo, o método foi inapropriado, tendo em vista que não foi levado em consideração a atleta. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a falta de tato para lidar com o assunto, bem como a ineficiência do tratamento. Dessa maneira é imperiosa uma ação do IAAF - Associação Internacional de Federações de Atletismo - (Muito bem. Apresentou o agente) a fim afim de especificar ainda mais as regras para evitar constrangimento as atletas. Ademais, faz-se necessário que seja criado um comitê com representantes das equipes, bem como a consulta a atletas para que tais conclusões sejam tomadas por ambos. Assim, observar-se-ia uma redução nas polêmicas (Vírgula) uma vez que haveria flexibilização em prol do esporte. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |