Preconceito Coletivo - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 16/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na Grécia antiga, em  396 a.c , Cinisca foi a primeira mulher a rebater a regra de que somente homens podiam  participar dos Jogos Olímpicos, em um contexto social de extrema desigualdade de gênero. Por conseguinte, na sociedade contemporânea, apesar de uma participação significativa das mulheres no atletismo, elas ainda enfrentam discriminação nessa atividade. Isso se confirma, sobretudo, pela imposição  do teste de feminilidade, que na verdade está ligado á a noções históricas patriarcais (Muito bem. Formulou a tese) e se constitui um método de exame invasivo. 
 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a sociedade patriarcal construiu estereótipos machistas, afirmando que a fragilidade e a inferioridade são comuns ao sexo feminino. Nesse aspecto, quando mulheres exercem atividades consideradas masculinas, muitas vezes são discriminadas pelo olhar social. Em síntese, segundo a socióloga Djamila Ribeiro, ''o lugar que ocupamos socialmente nos proporciona experiências distintas'', ou seja, esse local que inferioriza as mulheres desde a formação familiar é o que impede a emancipação feminina no esporte, por exemplo. Sendo assim, o teste de feminilidade não se afirma como a única barreira para as atletas, pelo contrário, esse é mais um fruto do preconceito coletivo.  (Bom argumento)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o teste de feminilidade é um método invasivo e de certa forma coercitivo. Isso porque,  (Sem vírgula) estabelece padrões físicos e biológicos de sexualidade sobre as participantes, sendo então um mecanismo de imposição e limitação na modalidade feminina em detrimento da masculina, o que demonstra a desigualdade de gênero no esporte. Ademais, ao determinar que  mulheres com nível de testosterona acima de 5 mmol/l não são consideradas atletas femininas, esse mesmo oprime a individualidade pela articulação da uniformidade. Por isso, o movimento Let Her Run  luta por igualdade no esporte  e pelo fim do exame em questão. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessarte, é primordial que  ativistas do Let Her Run e seus apoiadores busquem (Muito bem. Apresentou o agente) emancipar o movimento de forma a torná-lo mais abrangente, por meio da divulgação na mídia- meio de comunicação e informatividade- folhetos e redes sociais. Além disso,  deve-se construir através da educação e da política , (Sem vírgula) mecanismos de combate à inferiorização feminina  no esporte e na sociedade. Assim, será possível alcançar um atletismo igualitário no qual uma mulher não terá que provar que é mulher. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200