Na década de 1960 atletas que aspiravam participar de competições olímpicas, (Sem vírgula) precisavam passar por " testes de feminilidade", no qual a esportista tinha que tirar suas vestimentas e em seguida passar por um constrangimento criminoso no qual médicos papalva seus órgãos genitais, para confirmação de gênero. No entanto, medidas foram tomadas para mitigar o abuso sofrido por essas mulheres, porém, situações constrangedoras ainda podem ser vistas no cenário hodierno no esporte feminino. Diante disso, foi criado em 2020 um movimento denominado como "Let her hurn" , com o intuito de defender que a mulher não precisa provar que é mulher para participar de uma competição esportiva. Nesse sentido, convém analisarmos tanto sobre o patriarcalismo na tomada de decisões, quanto sobre a ideia ultrapassada de inferioridade feminina presente na área esportiva (Muito bem. Apresentou a tese).
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, vale ressaltar sobre o poderio exercido por homens, no que diz repeito a regular e fiscalizar as atividades esportivas femininas. De acordo com teóricas feministas da atualidade o patriarcado é um sistema de dominação histórica que é transmitida de uma geração para outra, no qual o homem se julga superior a mulher, inclusive na tomada de decisões na área esportiva. A título de exemplo, um fato que comprova tais ações é a injustiça sofrida pela atleta Caster Semenya, no qual foi banida do esporte em 2019 por apresentar um nível de testosterona além do permitido, isso ocorreu por traços biológicos inatos, não por consumo de medicamentos. Dessa maneira, vários princípios como da igualdade previsto na Declaração de direitos Humanos da ONU (Desenvolva a sigla) têm sido negados ao contingente feminino. (Delimite e explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Outro fator diz respeito à ideia de ultrapassada de inferioridade feminina persistente na sociedade contemporânea (Melhore a apresentação dessa ideia). Nesse viés, quando um esportista masculino se destaca em qualquer que seja a sua modalidade por características biológicas, como por exemplo no caso do nadador americano Michael Phelps (Vírgula) é aclamado e idolatrado. Em contra partida contrapartida, quando é uma atleta feminina que se destaca é vista como " estranha" e submetida a vários testes para verificar se há fraudes (Reestruture essa discussão). Dessa maneira, é notório que a mulher não precisa provar qual é o seu sexo, tendo em vista que ela possui um documento de identificação como no caso dos homens, e deve ser tratada em igualdade. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, cabe a Organização Mundial das Nações Unidas - ONU (Muito bem. Apresentou o agente) promover uma conferência mundial sobre o esporte, no qual deverá participar todos os Estados membros. Com intuito de promover à igualdade e redução de injustiças na área esportiva, deve ser proposta uma nova regulação a ser seguida pelos órgãos internacionais, uma das principais medidas a ser tomada é a extinção do teste de feminilidade. Além disso, deverá ser exonerado do cargo das instituições esportivas quem cometer qualquer tipo de discriminação. Destarte, será possível por fim ao constrangimento sofrido pelas mulheres e contribuir para o incentivo da prática de esportes em todo mundo, e por conseguinte tal reflexo chegará ao Brasil. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore mas as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |