sem título - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 15/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Simone de Beauvoir, "ninguém nasce mulher: torna-se mulher", mas infelizmente na sociedade atual diversos cidadãos ainda não pensam dessa forma e isso ocorre principalmente no mundo dos esportes, meio no qual muitas pessoas fazem distinção das atletas, fazendo com que elas, muitas vezes, passem por situações que acabam sendo abusivas para provar o seu sexo. Dessa forma há a configuração de um problema causado por procedimentos invasivos e pela discriminação de gênero. (Muito bem. Formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com Hannah Arendt, "a essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos", no entanto, não é isso que vem acontecendo, tendo em vista todos os procedimentos exorbitantes que violam o corpo das mulheres, pelos quais as mesmas têm que passar no mundo esportivo para provar a sua sexualidade, já que é algo obrigatório, estabelecido pela IFFA (Associação internacional das federações de atletismo), sendo algo totalmente desagradável e isso faz com que nós nos questionemos sobre até quando uma mulher vai ter que provar que de fato é mulher. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale ressaltar a grande discriminação de gênero que ocorre nesse meio. Conforme Jhon Locke "as leis fizeram-se para os homens e não para as leis", porém apesar de existir normas que penalizam atos discriminatórios , esse ainda é um problema persistente em nosso meio social, por não reconhecerem que ser mulher vai além das características impostas pela sociedade, (Seria mais adequado usar o ponto final) com isso, este problema prossegue apoiado por uma política estrutural machista que acaba prejudicando diversas atletas, tanto em âmbito social quanto profissional. (As discussões precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto precisa ser encontrado uma medida para amenizar tal questão, como a criação de leis, feitas pelo Poder Legislativo e colocadas em prática pelo Poder Judiciário, defendendo e visando assegurar os direitos das atletas, condenando atos considerados abusivos e qualquer tipo de preconceito contra elas, freando o problema. (Apresente o agente. A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está limitada. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200