Durante anos (Vírgula) e até os dias atuais, a atuação da mulher no mundo esportivo é considerado uma questão polêmica, visto que, considerado um universo masculino, onde a maioria dos atletas reconhecidos e representados são homens, reforça cada dia mais as distâncias entres os gêneros e a atuação do machismo. Como consequência, o movimento Let Her Run, no qual busca impedir a utilização de exames para identificação do sexo das atletas em razão da quantidade de testosterona em seu organismo, reflete mais uma luta contra o machismo e contra a imposição de um padrão de sexualidade nas mulheres. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primazia, esse movimento é mais um que luta a favor do valor dos preceitos feministas. Durante anos o machismo veem vêm estando presente na sociedade onde a voz masculina tem maior poder e liberdade perante as mulheres. Durante muito tempo, no mundo esportivo esse cenário não se apresenta diferente. Atualmente os homens recebem 234 vezes mais do que as mulheres no esporte (Apresente a fonte da informação) e essa grande diferença enaltece a posição e o reconhecimento dos atletas masculinos, assim como, (Sem vírgula) da maioria do público homem nesse universo esportivo. Por meio disso, entende-se a gravidade da perspectiva colocada na decisão da utilização dos exames para identificação do sexos das atletas femininas, impedindo uma grande quantidade de profissionais de atuarem e fazerem seu trabalho por não serem categorizadas como mulheres, algo do ponto de vista feminino, considerado um insulto ao seu gênero. Portanto, entende-se a importância desse movimento em prol do reconhecimento feminino no esporte. (Abordagem expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a campanha também vai de encontro a colocação de um modelo sexual feminino. De acordo com Simone de Beauvoir, “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, por meio disso entende-se que o sexo feminino está além das caracteriísticas que é impostas a todas as mulheres ao nascer (Vírgula) e sim uma conquista advinda mediante as experiências da vida. Assim, trazendo para o conceito do movimento, entende-se que, (Sem vírgula) reflete a importância da diversidade feminina e da importância da atleta como mulher em si, independente de suas características físicas ou por questões hormonais. Conforme, (Sem vírgula) é compreensível a busca pelo real valor das mulheres e pela extinção da criação de um ideal do gênero feminino. (Reestruture as discussões desse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é viés a necessidade de soluções para os problemas apresentados. Cabe ao Comitê Olímpico Internacional (Muito bem. Apresentou o agente) apoiar o projeto “ Deixe ela correr”, com oferecimento de palestras e cursos, na modalidade presencial e EAD, que falem a respeito da valorização da mulher e a favor o banimento dos exames de identificação, contando com a presença e depoimentos de diversas atletas, com a finalidade, assim, de mobilizar e conscientizar a comunidade esportiva sobre o machismo no esporte e sobre a importância da atuação feminina. Assim, se fomenta um local de maior igualdade entre os gêneros. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |