Em 2019 a atleta Caster Semenya (Vírgula) de origem sul-africana (Vírgula) perdeu uma ação movida contra a Federação Internacional de Atletismo, (Sem vírgula) por ter sido banida por apresentar altas taxas de testosterona no sangue, que segundo o órgão estaria assim favorecendo sua performance nos jogos. Casos como de Caster vêm viabilizando uma sociedade totalmente desigual que enxerga o papel da mulher no esporte como desnecessário e inútil. Dadas as circunstâncias vê-se a configuração de um problema que emerge devido a insuficiência legislativa e da má influência midiática, que precisa ser revertido. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é preciso ressaltar que a insuficiência legislativa é uma causa latente do problema, segundo o filósofo Foucault, na sociedade pós-moderna, temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas, nesse ponto de vista há uma lacuna que aflinge a descriminação da mulher no esporte, já que órgãos que deveriam estar cumprindo com o seu papel de defender o direito do cidadão fazer as atividades esportivas que lhe atrai, não estão fazendo. (Melhore a construção dessa discussão. A abordagem está superficial)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, a má influência mediática cria um cenário que não viabiliza ocorrências como a de Caster, que não foram divulgados com tanta veemência pela mídia, movimentos criados no Brasil como Let Her Run, (Sem vírgula) são completamente abafados pela mídia que ainda vê assuntos como o papel da mulher no esporte como um tabu, regras impostas pela Federação Internacional de Atletismo, (Sem vírgula) dizem que atletas femininas deveram deverão tomar medicamentos para redução de sua testosterona pelo resto de suas vidas, os ataques feitos contra Caster vêm com proclamação de não pessoais (Essa ideia está confusa), mas no século vinte e um sabe-se que essas afirmações são fúteis e desnecessárias. (Abordagem superficial. Melhore a apresentação dos argumentos)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso é preciso que os governos estaduais (Muito bem. Apresentou o agente), com parceira com as escolas, criem rodas de conversão com atletas femininas regionais encorajando garotas da idade dos 10 aos 17 que tenham interesse em ingressar no esporte, além disso essas conversações devem ocorrer em ambiente público, para que as pessoas que desconhecem a descriminação da mulher no esporte tornem-se cidadãos relutantes na busca das resoluções. Assim poderá se configurar um Brasil e um mundo melhor. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |