A luta das mulheres pela igualdade dentro do esporte tem sido muito mais do que uma simples discussão. É uma grande causa a ser enfrentada.
Consegue-se observar o crescente aumento de mulheres dentro do esporte ao longo de décadas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Reveja o conectivo mais adequado) Entretanto, o que se observa na realidade, (Sem vírgula) é que nem todas as atletas conseguem seu lugar dentro do esporte, (Sem vírgula) por causa das exigências impostas a elas, para que atinjam o "padrão de excelência", (Sem vírgula) exigido pela empresa esportiva. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Esse cenário é reflexo do que ocorre dentro do esporte masculino, onde em que os atletas devem sempre estar no "padrão", onde estão sempre sujeitos a exames para detectar algum tipo de alteração hormonal, onde, se detectada, o atleta poderá ser desqualificado, já que alguns hormônios, a testosterona por exemplo, podem melhorar a performance dos atletas nas modalidades praticadas pelos mesmos. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Porém, existem atletas femininas, (Sem vírgula) que têm frequente alterações hormonais, como o aumento da testosterona, e muitas acabam sendo desqualificadas por esse motivo. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma solução adequada para essa situação seria algum medicamento ou tratamento para essas atletas para que possam inibir a quantidade desse hormônio, para que consigam fazer sua performance sem medo de serem desqualificadas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
É muito importante conhecer a estrutura do texto para desenvolver as discussões. Evite uma abordagem superficial. Formule a tese, desenvolva os argumentos e apresente a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |