A intervenção das mulheres na sociedade, em diversos meios, como profissionais, sociais e educacionais foram processos longos e ainda são buscados por movimentos em prol do feminismo. Uma destas grandes conquistas foi a criação da modalidade feminina nos esportes, principalmente nas olimpíadas. Para permanecer em harmonia, sem desvantagens para ambos os competidores deve haver regras que devem ser seguidos para todos, incluindo aspectos físicos, como peso, idade e no caso do assunto tratado, o nível de testosterona. O que preocupa o caso é o ocorrido pela competidora Caster Semenya onde em que seu alto nível se deve á a um problema de saúde, o que pode deixa-la afastada enquanto não reverter sua situação. Muitos sugerem a adoção das medidas de medicamentos para regulamentar seu nível, enquanto outras afirmam que isso pode complicá-la em meio psicológico agindo como uma forma de descriminação. Para adotar medidas solucionadoras é necessário entender o porquê do nível hormonal ser altamente preocupante . (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiro é correto dizer que é necessário diferentes modalidades, em exemplo masculina e feminina, isso ocorre pois segundo médicos (Vírgula) como Benjamin Levine e Aaron Baggish (Vírgula) a testosterona pode influenciar e modificar a fisiologia humana, dando uma maior vantagem a quem produz um nível maior. Com Caster não é diferente, devido á à sua disfunção hormonal ela pode se sobressair a suas adversárias, (Ponto final) Sendo assim a Federação Internacional do Atletismo exige o uso de medicamentos em um período de tempo. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Segundo (Vírgula) é necessário também estudar o lado dos movimentos, onde em que é claro dizer que Caster pode ter complicações mentais com o uso constante do medicamento e a pressão exigida para se manter ao nível obrigatório das competições. É interessante introduzir que mesmo com movimentos a favor da competidora é indispensável sua opinião sobre o assunto, assim tendo a verdadeira expressão "Dois lados da moeda". (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Em finalização (Vírgula) para uma maneira para alcançar a satisfação de ambos os lados, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) (Muito bem. Apresentou o agente) deve flexibilizar e introduzir Caster a um grupo diferente das demais competidores, onde seria pareada com outras mulheres com seu estado hormonal, ou semelhante, assim os medicamentos não seriam necessários para Caster ou qualquer outra mulher com o mesmo problema, facilitando sua vida ativa nos esportes. (A proposta precisa estar mais detalhada)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto foram desenvolvidas de modo superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |