Antes de competições esportivas, é comum que os atletas sejam submetidos a exames antidoping, (Sem vírgula) que, por sua vez, constatam qualquer alteração hormonal que possa dar algum tipo de ´´vantagem`` àquele(a) competidor(a). No ano de 2019, um diagnóstico revelou que a atleta sul-africana Caster Semenya continha níveis elevados de testosterona em seu sangue. Por conseguinte, caso a mesma quisesse voltar a disputar as competições de atletismo, teria que se submeter a ingerir medicamentos que diminuem as taxas deste hormônio no corpo. (Não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A partir disso, surgiu o movimento ´´ Let her run``(em português:´´deixe ela correr`´) que busca fortalecer a luta feminina no esporte e se opor à prática de testes que possam, porventura, desestabilizar psicolo- gicamente psicologicamente estas atletas. Fato é que esse tipo de testagem é realizado somente em mulheres, o que pode acabar soando de forma discriminatória, ainda que o aumento na resistência dos músculos e da circulação sanguínea, em razão de um maior nível de testosterona, seja cientificamente compro- vado comprovado. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Simone Biles, em sua conta do Twiter, mostrou-se completamente adepta ao movimento ao escrever: ´´ mais uma vez homens tendo o controle sobre o corpo das mulheres. Estou cansada`´ ". Vale lembrar que a ginasta americana, detentora de vinte e vinco medalhas em mundiais, sendo dezenove de ouro, convive diariamente com situações deste caráter, estando ela submetida, com frequência, a exames do tipo. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma escolha viável seria que os comitês organizadores dos torneios (Muito bem. Apresentou o agente) tenham mais cuidado para não acabar agindo contra a integridade física e moral das competidoras, a fim de que casos como o de Semenya sejam prevenidos. Além disso, também é válido, por parte dos mesmos, que haja mais clareza nos regulamentos, fazendo com que distúrbios hormonais não voltem a prejudicar a carreira de tais profissionais. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |