Aceitação do natural - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 12/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O artigo 5º da Constituição de 1988, afirma que todos têm direito à igualdade. Entretanto, algumas mulheres se veem restritas a tal direito, já que suas condições biológicas não são plenamente aceitas pela World Athletics. Visando o enfrentamento desta problemática e o acolhimento às vítimas destas injustiças, é necessária a intervenção da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) nos requerimentos exigidos, para que atletas femininas não tenham suas carreiras prematuramente interrompidas, mas sejam promissoras. (Não formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O caso mais recente deste tipo de parcialidade foi protagonizado pela velocista Caster Semenya, medalhista de ouro nos 800 metros rasos em 2009. A esportista pode deixar de competir devido a circunstâncias que a acompanham desde o seu nascimento. Este fato desencadeou o movimento Let Her Run (Deixe Ela Correr), (Sem vírgula) mobilizado por atletas, médicos e cientistas que discordam do padrão exigido pela IAAF, e clamam pelo consentimento das condições naturais das participantes; também dispensando procedimentos cirúrgicos e/ou medicamentos desnecessários sugeridos pelo órgão. (Explore o argumento com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é que o episódio reforça a desigualdade e o preconceito com o gênero feminino (Melhore a construção dessa ideia); tendo em vista que a entidade relata que os limites de testosterona foram determinados para auxiliar a integridade do esporte. Ou seja, mulheres que ultrapassam o padrão não são exemplos representativos para o órgão. Ademais, ativistas de defesa dos direitos humanos mencionam que as identidades de gênero vão muito além do binário "homem e mulher", amparando assim a multiplicidade que tomou conta desta geração. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, é imprescindível que medidas sejam tomadas para extinguir este impasse da contemporaneidade. Para isso, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (Muito bem. Apresentou o agente) deve rever suas exigências, não promovendo a liberação do doping, mas tendo como objetivo a inclusão e aceitação de mulheres consideradas fora do padrão imposto, com o intuito de não interromper carreiras precocemente. Deste modo, a IAAF demonstrará respeito a todas as atletas e a sociedade desenvolverá um conceito mais igualitário. (A proposta precisa ser mais detalhada)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200