Os limites às regras da competição. - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 12/10/2020

Status:

Corrigida
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É notável o quanto o debate sobre a diversidade tem tomado a mídia e o cotidiano das pessoas; (Reveja a pontuação mais adequada) tal debate é importante para se perceber o quanto cada pessoa possui aspectos que a diferencia das demais e que se trate cada indivíduo de forma diferente na medida das suas diferenças. No esporte isso não pode ser diferente, homens devem competir com outros homens devido a quantidade de aspectos físicos que os diferenciam das mulheres, no entanto deve haver razoabilidade ao analisar essas diferenças para que não se gere preconceito, nem desfavoreça quem não merece. (Não formulou a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O movimento "Let Her Run", criado em defesa de uma competidora que teve sua participação questionada (Vírgula) pois apresentava índices de testosterona considerados anormais, cria um debate que em um primeiro momento gera revolta (Vírgula) pois o nível do hormônio no organismo da atleta seria algo natural e não algo artificial ou provocado; (Reveja a pontuação mais adequada) contudo outro aspecto deve ser levado em conta, que é a questão do respeito as regras de um competição. É verdade que existem exceções, mas toda competição conta com regras, que devem ser claras e motivadas, e que devem ser respeitadas por todos os competidores, e se no caso da atleta, (Sem vírgula) a regra era clara e com um embasamento científico prévio, não haveria motivos para encaixar a situação como uma medida desproporcional ou injusta. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, o movimento também questiona o fato de a competidora, por ser mulher, estar sendo constrangida por não ser considerada uma mulher como qualquer outra devido ao nível do hormônio em seu organismo. Obviamente, se tal situação encaixa-se apenas a essa competidora, há que se analisar o quanto tal diferença impacta no desempenho da atleta, ou se isso é apenas um motivo criado para prejudicá-la, por isso a decisão de fazer com que a atleta reduzisse o nível do hormônio no organismo deveria ser uma decisão analisada por especialistas e também algo totalmente imparcial, que se encaixaria com qualquer outra competidora. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se o quão necessário são movimentos como o "Let Her Run", para que a sociedade debata sobre temas como sexualidade, preconceito e igualdade de gênero. No caso da competidora defendida pelo movimento, é importante que haja uma equipe técnica que possa analisar com imparcialidade a necessidade de a competidora ajustar seus hormônios, para que não prejudique nem a competição e nem a competidora, é de grande importância que seja levado em conta o quanto os hormônios prejudicam a competição e também se a questão foi levantada intencionalmente para prejudicar a competidora ou se foi por um motivo meramente baseado na igualdade de condições dos participantes. (Apresente a tese de acordo com a estrutura do texto)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200